Topo

Rodrigo Mattos

Cartolas do Fla estão insatisfeitos com time, e Luxa. Vice promete reação

rodrigomattos

12/05/2015 06h00

vanderlei-luxemburgo-observa-treinamento-do-flamengo-no-ct-ninho-do-urubu-1429054801251_615x300

A falta de vitórias e o mau rendimento do time já geram uma onda de insatisfação entre membros da diretoria do Flamengo. Há críticas ao departamento de futebol e ao técnico Vanderlei Luxemburgo. Responsável pelo setor e cobrado, o vice-presidente de Futebol, Alexandre Wrobel, reconheceu que não há como estar feliz com a equipe, mas prometeu melhorar no Brasileiro.

Nas últimas quatro partidas, do Estadual e do Brasileiro, o Flamengo perdeu dois jogos e empatou dois, com apenas um gol marcado. Foi dominado pelo time misto do São Paulo na estreia do Nacional, assim como já tinha sido inferior ao Vasco nas semifinais do Carioca.

Antes mesmo da estreia no campeonato, o ex-dirigente do Flamengo Luiz Eduardo Bap já pedia maior cobrança a Luxemburgo pelas más atuações da equipe em entrevista ao "Extra". Um membro do Comitê Executivo disse concordar com tudo que foi dito. Lembrou que, apesar de a diretoria evitar loucuras, o time atual não é barato, e que não faltam recursos comparado com o cenário nacional.

Há questionamentos a Luxemburgo e a jogadores que têm salários altos. Um outro cartola da cúpula recordou que foi o técnico quem escolheu os jogadores médios do time, como Anderson Pico e Pará, além de ter recebido o atleta de expressão que reivindicara: Marcelo Cirino. Ou seja, na visão de parte da diretoria, não há desculpa para o treinador.

Questionado pelo blog, o presidente Eduardo Bandeira de Mello afirmou que não dará duras no departamento de futebol – ele tem evitado ataques ao técnico. O vice-presidente de Futebol, Alexandre Wrobel, não quer avaliar em público o trabalho de Luxemburgo, mas admite estar insatisfeito com time:

Há críticas ao futebol do Flamengo dentro da diretoria. Você está satisfeito com o time? O que pode ser feito para melhorar?

Wrobel: É normal que isso aconteça. Há coisas que podem ser feitas para melhorar. Armero vai estrear, Canteros voltou agora, Paulinho e Nixon estão contundidos e vão voltar. Há jogadores que estão rendendo abaixo do esperado. Foi a primeira rodada. Acreditamos que com isso haverá um crescimento.

Analisando a gestão do Flamengo, outros departamentos como marketing e financeiro têm obtido resultados positivos. E o futebol está no mesmo patamar?

Wrobel: Não existe mágica. O caixa é um só. Essa diretoria priorizou pagar a folha salarial e manter as contas em dia. A folha do Flamengo não está nem entre as oito maiores do Brasil. Claro que queremos ter um grande time, mas ainda não é possível.

Qual a avaliação do trabalho de Luxemburgo? Ele tem feito o time render o possível?

Wrobel: Essa avaliação é interna nossa, não vamos externar. Ninguém está feliz com o time, também estou insatisfeito. Fazemos essa avaliação continuamente.

O ex-dirigente Bap afirmou que deveria haver mais cobrança no departamento de futebol… 

Wrobel: Não gostaria de falar disso. Sempre há cobrança dentro da diretoria. Temos consciência de que o time não está com o mesmo desempenho do ano passado. Estamos buscando melhorias para o time.

Qual é o objetivo em termos de reforços? Só virão no meio do ano na janela europeia?

Wrobel: Pode ser também, mas pode ser daqui. O mercado não é simples. Temos que equilibrar ousadia sem irresponsabilidade. Existe uma sobra de caixa para contratarmos um ou dois reforços. Será para qualificar o elenco, não para trazer quantidade. Com esse tipo de jogador, a negociação não é simples.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.