Início do Brasileiro tem inédita ausência de times grandes do G4
Após quatro rodadas, o Brasileiro não tem nenhum time grande no grupo de quatro classificados para a Libertadores, uma situação inédita no campeonato de pontos corridos neste estágio. Atlético-PR, Sport, Ponte Preta e Goiás ocupam as primeiras posições, enquanto há três equipes tradicionais, Vasco, Cruzeiro e Flamengo na zona de rebaixamento.
O leitor lembrará que foram apenas quatro jogos, o que, em geral, esta tabela não demonstra o que será a competição inteira. Sim, há tempo para diversas reviravoltas e a diferença de pontos entre o líder Furacão e o Atlético-MG é de dois pontos. Mas o cenário mostra como está nivelado este Brasileiro.
Entre os primeiros colocados, nenhum venceu o Nacional de pontos corridos, e apenas o Atlético-PR conquistou a competição em 2001. São times de tradição, mas não no mesmo patamar dos grandes. Ainda mais se pensarmos que a zona de rebaixamento tem somados 13 títulos brasileiros.
Para efeito desta análise, o blog considera como clubes grandes os quatro de São Paulo (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos), os quatro do Rio (Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo – na Segundona), dois do Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional) e dois de Minas Gerais (Atlético-MG e Cruzeiro) por conta de seu maior número de taças e tradição.
Considerados todos os Nacionais, sempre havia pelo menos dois desses times no G4 já neste estágio do Brasileiro. Não houve edição pelo menos alguma dessas equipes se classificaram à Libertadores, afinal, ganharam todos os títulos até agora.
Outro sinal de um campeonato singular é o fato de o atual campeão, Cruzeiro, estar na 19a posição. Um início ruim já aconteceu antes para um detentor de título. Em 2012, o Corinthians também só tinha um ponto, e era o lanterna. Mas é um fato raro.
Dito tudo isso, o Brasileiro é uma surpresa neste início: resta saber se voltará ao seu padrão habitual depois ou continuará neste ritmo até o final, o que parece improvável.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.