Topo

Rodrigo Mattos

Empresa investigada no caso Fifa comercializa amistoso da seleção

rodrigomattos

07/06/2015 06h00

Site da Klefer mostra quais competições e jogos ela tem direitos

Site da Klefer mostra quais competições e jogos ela atua na comercialização

Uma das empresas investigadas pelas autoridades dos EUA, a Klefer atua na comercialização do amistoso da seleção brasileira com o México, neste domingo, no Allianz Parque. Esse é só um dos muitos contratos da companhia com a CBF que inclui jogos, competições e até patrocínio de árbitro.

Documento do Departamento de Justiça mostra que a Traffic e uma empresa não denominada pagaram propinas para José Maria Marin, Ricardo Teixeira e outro dirigente da CBF para obter direitos comerciais sobre a Copa do Brasil. Quem atua na exploração da competição com a Traffic é a Klefer, de propriedade de Kléber Leite, ex-presidente do Flamengo e amigo de Teixeira.

Posteriormente, a Polícia Federal fez uma busca na sede da Klefer a pedido de autoridades americanas. À tv, Leite negou irregularidades e atribuiu as suspeitas a acusações infundadas de Hawilla.

A organização do amistoso Brasil e México está a cargo da AEG e da Pitch Internacional, que contrataram a empresa EA para realizar o amistoso. Mas o blog apurou que a Klefer atua na venda de espaços publicitários. Diretores da Klefer, Kléber Leite e seu filho Eduardo Leite foram procurados, mas não retornaram ligações.

A diretoria da CBF alega que são contratos antigos que dão direitos comerciais da confederação à Klefer."Contrato de amistosos é antigo. Klefer é responsável no Brasil. Acusado não é condenado", afirmou o secretário da confederação, Walter Feldman.

Em seu site, a empresa de Kléber Leite afirma ter também os direitos sobre os jogos da seleção para as eliminatórias da Copa do Mundo, superclássicos das Américas, e placas de publicidade no Brasileiro em parceria com a Globo. Além disso, vende patrocínios para as camisas dos árbitros do Nacional, e realiza campos de treinamento em parceria com a CBF.

Até agora a confederação não rompeu nem o contrato da Copa do Brasil que foi obtido por meio de pagamento de propina segundo a investigação dos EUA. A entidade afirmou que analisa os acordos.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.