Topo

Rodrigo Mattos

Del Nero tenta evitar o 'efeito Blatter' sem ceder poder na CBF

rodrigomattos

08/06/2015 06h00

Quando dirigentes da Fifa foram presos na Suíça, o presidente Joseph Blatter tentou ignorar e seguir com sua reeleição. A investigação norte-americana fechou um cerco em volta dele, que perdeu o apoio e teve de renunciar. É justamente isso que o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, tenta evitar em reuniões nesta semana ao buscar apoio de clubes e federações.

Assim como Blatter fez durante anos em escândalos na Fifa, o dirigente da confederação não propôs até agora nenhuma alteração significativa na estrutura de poder na confederação após a prisão de seu antecessor José Maria Marin por envolvimento em propina. Nem alterações no colégio eleitoral (dominado pelas federações) nem a criação de uma liga estão na pauta de Del Nero até agora.

É assim que, nesta segunda-feira, ele encontra-se com os clubes da Série A em uma reunião marcada às pressas. Dirigentes das agremiações devem se reunir a sós depois, e há discussões sobre entrarem com um pedido de recuperação do dinheiro de propina na Justiça dos EUA. Não se sabe onde vai parar um movimento que começa com o presidente da CBF enfraquecido.

Aos clubes, Del Nero deve realizar o discurso repetido à exaustão por seus aliados: há uma injustiça com o dirigente ao considerar certo seu envolvimento nas propinas descobertas pelo Departamento de Justiça dos EUA. Seu nome, de fato, não aparece. Mas há a descrição de um conspirador que só se encaixa no cartola. A intenção é que a explicação abafe qualquer possibilidade insurreição.

Após lidar com os times, o presidente da CBF terá a tarefa de reagrupar as federações, rachadas após a proposta de trocar as regras de sucessão eliminando a possibilidade de o mais velho assumir em caso de renúncia. Há uma insatisfação entre cartolas pela forma como Del Nero tratou José Maria Marin.

As informações até agora são de que ele tem apoio majoritário no grupo. Del Nero, no entanto, precisará da aprovação de dois terços das federações presentes para alterar o estatuto da CBF, inclusive com limitação de mandatos, esta, sim, um avanço proposto inclusive pelo governo federal. A mudança não afeta o dirigente que não tem mais idade para se perpetuar na entidade.

Lembre-se: Blatter só aceitou a restrição de mandatos após ter que renunciar – há chance de a Fifa aprovar agora. Após o escândalo, as mudanças podem ser muito mais radicais com discussão até sobre trocas de sedes das Copas. Se quer evitar repetir o presidente da Fifa, Del Nero terá de pensar nas lições deixadas por ele, tanto quanto ficar de olho nas investigações norte-americanas.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.