Topo

Rodrigo Mattos

Vasco faz 5ª pior campanha da história do Brasileiro, mas há salvação

rodrigomattos

22/06/2015 06h00

Washington Alves/Vipcommcelso-roth-comanda-treino-do-cruzeiro-na-toca-da-raposa-ii-28112012-1354281791806_615x300

Lembra do América-RN de 2007? Aquela equipe, rebaixada antecipadamente só com quatro vitórias, já tinha ganho e ostentava mais pontos do que o Vasco atual na oitava rodada. Sem triunfos, o time vascaíno tem a 5a pior campanha da história dos pontos corridos do Brasileiro até este estágio do campeonato. Mas há salvação: outras equipes se livraram de situações similares.

Com a derrota para o Sport, o Vasco assumiu a lanterna com saldo de menos 11 gols, pois fez apenas três na competição. Isso levou o presidente Eurico Miranda a fazer verdadeira revolução: demitiu o técnico Doriva para trocá-lo por Celso Roth. De reforços, chegaram Andrezinho e Herrera, e há a possibilidade de Ronaldinho Gaúcho.

Mudou a atitude em relação à última segunda: "Não estou preocupado. Se estivesse preocupado, não estava aqui", dizia na CBF.

É preciso se preocupar. Até agora apenas 10 equipes em 13 anos de pontos corridos chegaram à oitava rodada sem nenhuma vitória. Dessas, só quatro tiveram desempenhos piores do que o Vasco: Atlético-GO (2012 – 2 pontos), Atlético-PR (2011- 1 ponto), Avaí (2011 – 3 pontos e saldo -14) e Atlético-PR (2005 – 2 pontos). Desses, apenas o Furacão há 10 anos escapou do rebaixamento.

Se considerarmos todos os time que chegaram sem vitórias à oitava rodada, no entanto, é possível ver que há chance de reação. Seis deles escaparam do rebaixamento, sendo que três em 2004 quando o número de times que caíam era menor. Mas isso se explica, óbvio, pelo fato de ainda restarem 30 jogos pela frente. Talvez confiando no tempo, Eurico tenha dito há uma semana: "Não cai. Te garanto que não cai."

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.