Dudu só tentou a agressão e pena foi justa, diz auditor do STJD
O jogador Dudu teve uma pena de 180 dias por agressão ao juiz transformada em seis jogos de suspensão por meio de uma transação penal. Isso gerou questionamentos à decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). O auditor do tribunal Miguel Cançado, responsável por referendar o acordo, defendeu ao blog a medida ao afirmar que foi mais uma tentativa de agressão do que um fato consumado.
Dudu fora punido por empurrar o árbitro Guilherme Ceretta de Lima, no clássico com o Santos, no Paulista. Vinha jogando por efeito suspensivo e agora, com o acordo, ficará quatro jogos fora pois já tinha cumprido dois.
Foi a procuradoria do tribunal quem ofereceu uma transação penal para reduzir a sanção para seis jogos desde que fosse cumprida no Brasileiro. O Palmeiras, de início, recusou e pediu quatro partidas, o que não foi aceito. Depois, se acertaram em seis partidas. Cançado homologou e fez um relatório para o tribunal exposto na quinta-feira.
Questionado pelo blog, o auditor fez uma comparação com o caso Petros, cuja pena caiu de 180 dias para três partidas na segunda instância: "Participei daquele julgamento. Não me espelhei nele (Petros) porque não são casos similares. No caso Dudu, ele foi em direção ao árbitro. Petros não foi intencional. O Dudu foi mais uma tentativa de agressão que não chegou a se consumar tanto que o árbitro nem caiu. Se tivesse agredido, a pena seria maior. O titular da procuradoria propôs esses seis jogos e é justo."
O árbitro Guilherme Ceretta reclamou da pena: entende que que agora as agressões a árbitros podem se tornar comuns. Cançado tem uma visão diferente.
"Respeito a opinião. Mas não vejo que isso vá acontecer. O tribunal vai continuar a julgar com dureza as agressões a árbitros, como vem fazendo", contou.
A figura da transação penal está presente no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) desde 2009. Segundo Cançado, sua aplicação tem sido frequente, com a doação para entidades como o "Médicos sem fronteiras" como será o caso de Dudu: ele doará R$ 50 mil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.