Topo

Rodrigo Mattos

Dudu só tentou a agressão e pena foi justa, diz auditor do STJD

rodrigomattos

12/09/2015 10h38

O jogador Dudu teve uma pena de 180 dias por agressão ao juiz transformada em seis jogos de suspensão por meio de uma transação penal. Isso gerou questionamentos à decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). O auditor do tribunal Miguel Cançado, responsável por referendar o acordo, defendeu ao blog a medida ao afirmar que foi mais uma tentativa de agressão do que um fato consumado.

Dudu fora punido por empurrar o árbitro Guilherme Ceretta de Lima, no clássico com o Santos, no Paulista. Vinha jogando por efeito suspensivo e agora, com o acordo, ficará quatro jogos fora pois já tinha cumprido dois.

Foi a procuradoria do tribunal quem ofereceu uma transação penal para reduzir a sanção para seis jogos desde que fosse cumprida no Brasileiro. O Palmeiras, de início, recusou e pediu quatro partidas, o que não foi aceito. Depois, se acertaram em seis partidas. Cançado homologou e fez um relatório para o tribunal exposto na quinta-feira.

Questionado pelo blog, o auditor fez uma comparação com o caso Petros, cuja pena caiu de 180 dias para três partidas na segunda instância: "Participei daquele julgamento. Não me espelhei nele (Petros) porque não são casos similares. No caso Dudu, ele foi em direção ao árbitro. Petros não foi intencional. O Dudu foi mais uma tentativa de agressão que não chegou a se consumar tanto que o árbitro nem caiu. Se tivesse agredido, a pena seria maior. O titular da procuradoria propôs esses seis jogos e é justo."

O árbitro Guilherme Ceretta reclamou da pena: entende que que agora as agressões a árbitros podem se tornar comuns. Cançado tem uma visão diferente.

"Respeito a opinião. Mas não vejo que isso vá acontecer. O tribunal vai continuar a julgar com dureza as agressões a árbitros, como vem fazendo", contou.

A figura da transação penal está presente no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) desde 2009. Segundo Cançado, sua aplicação tem sido frequente, com a doação para entidades como o "Médicos sem fronteiras" como será o caso de Dudu: ele doará R$ 50 mil.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.