Topo

Rodrigo Mattos

Com arrancada, Fla faz sua melhor campanha nos pontos corridos

rodrigomattos

14/09/2015 06h00

Com as seis vitórias seguidas, o Flamengo tem agora sua melhor campanha no Brasileiro de pontos corridos até a 25a rodada. Mesmo no ano em que conquistou o título, em 2009, o time tinha dois pontos a menos. A diferença para o líder, no caso o Corinthians, é maior do que naquela temporada.

A partir da chegada do técnico Oswaldo de Oliveira, a equipe rubro-negra emplacou sua maior série de vitórias no Nacional. Igualou marca das edições de 1982 e 1978 quando o campeonato era disputado por mata-matas.

O segredo para a arrancada foi o fato de o treinador ter corrigido defeitos que o Flamengo tinha sob o comando de Cristóvão Borges. O antecessor fez bom trabalho e criou um padrão de jogo, com posse de bola e domínio ofensivo, que não existia com Vanderlei Luxemburgo. Por isso, defendi que não deveria ter caído.

Fica claro agora, no entanto, que a troca teve um efeito positivo para o Flamengo. Oswaldo de Oliveira utilizou a base montada por Cristóvão de posse de bola, mas a aliou a uma consistência defensiva que não existia. Foi assim diante da Chapecoense quando o time se mostrou seguro e regular em toda a partida para vencer por 3 a 1.

Foram reduzidos os gols sofridos em bolas aéreas, antes comuns, e o time melhorou o posicionamento quando é atacado. Ressalte-se que Oswaldo contou com Paulo Victor no gol, enquanto o antecessor tinha César que demonstrou insegurança ao entrar.

Certo é que, mesmo com desfalques sérios nas últimas rodadas, Guerrero está fora há cinco jogos, o Flamengo mantém o padrão de jogo. Repete o que ocorre com os times top, Corinthians, Grêmio e Atlético-MG.

Por isso o Flamengo se manteve pela segunda rodada seguida no G4. Nunca neste estágio do campeonato o time esteve entre os quatro classificados à Libertadores. Em 2008, segunda melhor campanha, o time tinha 40 pontos e estava em 7o: vivia uma queda brusca após arrancada na liderança no início.

Em 2007, quando saiu de trás para chegar ao torneio sul-americano, tinha 37 pontos e estava em 8o. Em 2009, somava os 39 já mencionados. Em 2011, obtivera 38 pontos, em 7o, e também conseguiu chegar à vaga no final.

A questão é que a diferença para o líder era de no máximo em nove pontos naquelas edições, e agora é de 13. Ou seja, o Flamengo pode festejar uma campanha nunca vista e tornou-se sério candidato à Libertadores. Para o título, no entanto, será necessário um feito inédito na história do Brasileiro.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.