'Liga Sul-Minas só pode sair com aval das federações', diz vice da CBF
A diretoria da CBF está inclinada a rejeitar a realização da Liga Sul-Minas, e tem esse poder por meio do seu estatuto. Os 13 clubes fundadores da liga pretedem pedir o aval da entidade. Mas a Ferj (Federação de Futebol do Estado de Rio de Janeiro) entrou com um pedido para a confederação vetar o torneio.
"Essa questão da Liga Sul-Minas é como a Liga Nordeste. Houve um apoio das federações ao torneio no Nordeste. Tem que ter o apoio das federações dos participantes. Clubes têm que se reunir com as federações e pedir para ver se atrapalha os Estaduais", afirmou o vice da CBF para a região Nordeste, Gustavo Feijó. Ele acredita que a presidência da confederação não irá permitir a liga.
Pelo estatuto da CBF, é a cúpula da entidade que decide se permite a participação em competições interestaduais, como estabelecido no artigo 40. A presidência é composta pelos quatro vices-presidentes e o presidente Marco Polo Del Nero. Três vices, entre eles Feijó, são do grupo do presidente. Delfim Peixoto, da região Sul, está favorável à liga e tornou-se oposição.
A Ferj mandou uma carta pedindo a CBF para vetar a competição. Alega que os outros clubes estão sendo prejudicados, e que o estatuto da entidade é ferido. Há o argumento de que as negociações de contratos comerciais do Estadual do Rio, como direitos sobre nomes e placas publicitárias, estão sendo prejudicadas pela notícia da liga.
Do lado dos clubes da Liga, há a determinação de pedir para a CBF a autorização para a competição assim que a tabela e o formato estiverem definidos. A dupla Fla-Flu já esperava a reação da Ferj, Botafogo e Vasco contra a competição, e insistirá no tema. O discurso é de não recuar.
Fica clara que a corrente de Del Nero tende a vetar a liga, resta saber se terá força para se impor neste momento de enfraquecimento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.