Topo

Rodrigo Mattos

'Liga Sul-Minas só pode sair com aval das federações', diz vice da CBF

rodrigomattos

17/09/2015 15h00

A diretoria da CBF está inclinada a rejeitar a realização da Liga Sul-Minas, e tem esse poder por meio do seu estatuto. Os 13 clubes fundadores da liga pretedem pedir o aval da entidade. Mas a Ferj (Federação de Futebol do Estado de Rio de Janeiro) entrou com um pedido para a confederação vetar o torneio.

"Essa questão da Liga Sul-Minas é como a Liga Nordeste. Houve um apoio das federações ao torneio no Nordeste. Tem que ter o apoio das federações dos participantes. Clubes têm que se reunir com as federações e pedir para ver se atrapalha os Estaduais", afirmou o vice da CBF para a região Nordeste, Gustavo Feijó. Ele acredita que a presidência da confederação não irá permitir a liga.

Pelo estatuto da CBF, é a cúpula da entidade que decide se permite a participação em competições interestaduais, como estabelecido no artigo 40. A presidência é composta pelos quatro vices-presidentes e o presidente Marco Polo Del Nero. Três vices, entre eles Feijó, são do grupo do presidente. Delfim Peixoto, da região Sul, está favorável à liga e tornou-se oposição.

A Ferj mandou uma carta pedindo a CBF para vetar a competição. Alega que os outros clubes estão sendo prejudicados, e que o estatuto da entidade é ferido. Há o argumento de que as negociações de contratos comerciais do Estadual do Rio, como direitos sobre nomes e placas publicitárias, estão sendo prejudicadas pela notícia da liga.

Do lado dos clubes da Liga, há a determinação de pedir para a CBF a autorização para a competição assim que a tabela e o formato estiverem definidos. A dupla Fla-Flu já esperava a reação da Ferj, Botafogo e Vasco contra a competição, e insistirá no tema. O discurso é de não recuar.

Fica clara que a corrente de Del Nero tende a vetar a liga, resta saber se terá força para se impor neste momento de enfraquecimento.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.