Topo

Rodrigo Mattos

No G4, Palmeiras briga de verdade por Libertadores após seis anos

rodrigomattos

21/09/2015 06h00

Ao terminar a 27a rodada no G4, o Palmeiras consolida-se na briga por uma vaga na Libertadores no Brasileiro o que não acontecia há seis anos. A última vez em que o time alviverde firmou-se como candidato a uma vaga continental foi no Nacional-2009.

Depois disso, a equipe paulista até entrou no torneio ao vencer a Copa do Brasil, em 2012, ano em que foi rebaixada. Mas nunca esteve no G4 no segundo turno do Brasileiro quando, de fato, se definem os candidatos ao torneio sul-americano.

Em 2011, o Palmeiras esteve entre os quatro melhores durante nove rodadas do primeiro turno, mas caiu de produção antes da metade da competição e se afastou da disputa. No ano anterior, fez uma campanha de meio de tabela. E, nos últimos três anos, de 2012 a 2014, foi rebaixado, disputou Série B, ou esteve ameaçado de cair.

No Brasileiro-2015, desde que Marcelo Oliveira assumiu o time, o Palmeiras conseguiu uma arrancada e chegou ao G4 na 12a rodada. A partir daí, houve oscilações, e a equipe saiu do grupo dos melhores, mas se recuperou com três vitórias seguidas e tropeços de rivais como São Paulo e Flamengo.

Não é brilhante, mas joga futebol competitivo no nível dos adversários do topo. Em termos de pontos, a equipe faz a sua melhor campanha até a 27a rodada desde aquele Brasileiro de 2009.

Para além do técnico, a volta do time alviverde à disputa por primeiros lugares tem relação com o alto investimento feito no elenco desde o início do ano. O presidente Paulo Nobre decidiu abrir o cofre para uma série de contratações e armou um grupo volumoso e caro.

Não é uma coincidência que o Palmeiras volte a figurar entre os candidatos a Libertadores juntamente com o Flamengo, que sofrera longo jejum do G4. Ambos tiveram contenção de despesas nos últimos anos e agora estão em situação financeira melhor do que os rivais.

O último time palmeirense com alto custo foi justamente aquele de 2009 que deixou escapar o Brasileiro.  No ano seguinte, o elenco foi se desmanchando aos poucos e depois o clube passou a ter equipes mais modestas muito por causa dos gastos excessivos daquela temporada. Resta saber se desta vez o investimento vai vingar já que, há seis anos, a equipe deixou escapar até a vaga na Libertadores após queda brusca de rendimento.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.