Topo

Rodrigo Mattos

Del Nero não vai à reunião da Fifa, mas Conmebol não trata de saída agora

rodrigomattos

22/09/2015 06h00

O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, não vai a outra reunião do Comitê Executivo da Fifa nesta semana. Mas, por enquanto, seu cargo na cúpula da entidade ainda não está ameaçado, segundo a Conmebol. Há cartolas irritados com o dirigente brasileiro o que pode gerar um medida no futuro.

O Comitê Executivo da Fifa se reúne nas próximas quinta-feira e sexta-feira. Será o primeiro encontro após o afastamento do secretário-geral Jéróme Valcke, e mais um importante passo para a eleição do próximo presidente.

Del Nero, no entanto, decidiu manter a posição anterior e não irá para Zurique, segundo apurou o blog. Ele deixou de viajar para o exterior desde que se tornou alvo de investigação do FBI após a prisão de José Maria Marin em maio. Há suspeita de que ele tenha recebido propina por contratos da Copa do Brasil.

Apesar da segunda ausência seguida, a Fifa não pode fazer nada para excluí-lo do comitê executivo a não ser que houvesse uma denúncia de irregularidade contra ele, o que demoraria bastante tempo para ser investigado no comitê de ética. Não há na federação previsão de derrubá-lo até agora. Quem pode, de fato, retirar o dirigente é a Conmebol.

"Esse assunto (saída de Del Nero) não foi tratado", afirmou o porta-voz da confederação sul-americana, Néstor Benítez. Mas nem a Conmebol sabia se o brasileiro iria à reunião da Fifa. "O presidente (Juan Ángel Napout) irá à reunião", completou Benítez.

O blog apurou que, embora nada tenha sido feito oficialmente, há na confederação um sentimento de que não será possível manter Del Nero se ele continuar a se ausentar seguidamente das reuniões. Pelo estatuto da confederação, é obrigatório ir aos encontros. Mas, pelo menos essa nova ausência do brasileiro, deve passar impune.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.