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Rodrigo Mattos

Com dólar alto, Corinthians ultrapassa Fla e tem maior contrato de uniforme

rodrigomattos

25/09/2015 06h00

Com a alta do dólar, o contrato do Corinthians com a Nike passou a ser o maior de fornecedor esportivo do Brasil, superando o valor a ser recebido pelo Flamengo da Adidas. Isso se explica porque o clube alvinegro tem o seu acordo atrelado ao dólar, e o time rubro-negro, não.

A informação sobre o crescimento do contrato corintiano com o dólar foi publicada pela primeira vez pela coluna "Época Esporte Clubes".  O vice-presidente financeiro do Corinthians, Emerson Piovezan, confirmou ao blog que o clube será beneficiado pelo novo câmbio.

"Temos alguns compromissos dolarizados ou em euros. Neste (Nike), teremos um ganho. Em outros, teremos prejuízo como é o caso do pagamento do Elias. Esse contrato com a Nike sempre foi em dólar, e na renovação se manteve", contou.

No ano passado, o contrato com a Nike foi renovado até 2022 com o objetivo de receber luvas para cobrir um buraco nas finanças por falta de pagamento de impostos. Segundo Piovezan, não houve nenhuma antecipação de receita.

Até o ano passado, após a renovação, o Corinthians previa ganhar R$ 22 milhões em valor fixo da Nike, e outro percentual variável que elevava o montante a cerca de R$ 30 milhões por ano. Isso com o dólar a 2,5. Agora, com a moeda norte-americana a R$ 4,1, o total pode atingir R$ 48 milhões. Claro, isso vai depender do câmbio quando o clube alvinegro for receber seus pagamentos trimestrais. O efeito maior deve ser em 2016.

Certo é que, no cenário atual em que não se vislumbra queda da moeda americana, o valor ficará acima do que o Flamengo ganha da Adidas que é de R$ 35 milhões contando os valores fixos e variáveis. Era o maior acordo de uniforme do Brasil até antes da disparada do dólar.

"Infelizmente, nosso contrato não é em dólar. No momento, se pudêssemos escolher, seria bom que tivesse feito em dólar", contou o vice-presidente de marketing do Flamengo, João Rodrigo Sabino, que lembrou que não era possível prever o atual cenário econômico na assinatura do acordo feita no final de 2012.

Considerada toda a camisa, incluindo patrocínios, o clube rubro-negro deve fechar à frente do Corinthians neste ano de 2015. A estimativa da diretoria é de que o Flamengo atinja R$ 100 milhões em parcerias de marketing neste ano. O time alvinegro está em um patamar mais baixo, em torno de R$ 70 milhões, o que deve ter um crescimento com esse efeito Nike no final do ano.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.