Topo

Rodrigo Mattos

Com renovação, Paulista vira exceção em meio a Estaduais em dificuldades

rodrigomattos

17/10/2015 06h00

O anúncio da renovação do contrato de televisão do Paulista com a Globo, por seis anos, transformou o campeonato em uma exceção em meio aos problemas enfrentados pelos outros Estaduais. As competições regionais que envolvem os outros grandes clubes têm acordos só até 2016, e negociações complicadas para extensão dos acordos com a rede.

São os casos de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Os grandes clubes desses Estados criaram a Liga Sul-Minas-Rio, que passará a ser chamada de Primeira Liga, e deixaram de priorizar o Estadual.

"Queira ou não isso afeta. Quando você vai vender uma placa, o anunciante quer saber o que está acontecendo, qual competição será jogada. Causa prejuízo", contou o presidente da Federação Paranaense, Hélio Cury. Ele iniciou as conversas com a Globo, mas essas estão em um momento preliminar.

A Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) não tem negociação com a emissora ainda para 2017. Internamente, é consenso que a debandada da dupla Fla-Flu para a Primeira Liga afetou o cenário econômico do Estadual.

No Rio Grande do Sul, o presidente Francisco Noveletto, ainda não tem negociação de contrato para 2017. Admitiu que, dependendo da vontade de Inter e Grêmio, o modelo do Estadual pode ser revisto para aquela temporada. Minas Gerais também só tem contrato até o próximo ano.

Enquanto isso, no Paulista, os grandes clubes terão cotas acima de R$ 15 milhões, o valor exato será conhecido quando forem definidos todos os critérios de distribuição do dinheiro. E ainda ganharão luvas.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.