Topo

Rodrigo Mattos

'Pobre', Primeira Liga terá contrato só de um ano e sede em imóvel de Kalil

rodrigomattos

18/11/2015 05h00

Em seu ano de estreia, a Primeira Liga terá uma estrutura modesta. Primeiro, a intenção é fazer um contrato de tv de apenas um ano para 2016 sem cláusula de extensão, o que permitirá um acordo maior a partir de 2017. Segundo, por economia, a sede da entidade será em Belo Horizonte em imóvel cedido gratuitamente pelo seu executivo Alexandre Kalil.

"Em 2016, a competição é curtíssima, com cinco ou seis datas. Queremos fazer contrato ano a ano, assim pode ser Globo em um ano e Record no outro", contou Kalil. "Aprendi nos meus anos de futebol que dar preferência em renovação em contrato mata o futebol brasileiro porque fica um preço fixo."

A liga tem três propostas até agora, duas para acordo de televisão e uma para placas de publicidade. Com ajuda de consultores, Kalil afirmou que ainda está avaliando o preço da competição, e por isso "não está pedindo muito alto".

Outro ponto é a contenção de custos. A sede da liga foi transferida de Curitiba para Belo Horizonte a partir do momento em que Kalil assumiu como executivo. Funcionará em uma casa de propriedade do dirigente, sem pagar aluguel, segundo ele. O local, que fica no bairro de Santa Efigênia, está em reforma no momento.

"A liga não vai ter dinheiro em caixa. Não queremos a função do Clube dos 13 de distribuir, emprestar. Vai pegar o dinheiro e fazer o rateio entre os clubes. Será uma liga pobre", contou Kalil.

Do ponto de vista operacional, a Primeira Liga ganhou o apoio do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para julgar casos de indisciplina, e terá árbitros de federações aliadas. Por isso, já dispensou qualquer reunião adicional com a CBF, que aprovou a liga com ressalvas. Em assembleia, clubes determinaram que não haverá novo encontro com a diretoria da confederação.

Kalil não vê hoje a liga com possibilidade de negociar contratos de televisão pelos clubes para o Brasileiro, como chegou a cogitar. Entende que cabe a cada um fazer seu próprio acordo como tem sido feito com a Globo em relação a renovações até 2020. Se um dia os times pedirem para a liga, aí poderia negociar.

Entre os que participam da liga, estão Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Coritiba, Atlético-PR, e times de Santa Catarina.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.