Topo

Rodrigo Mattos

Corinthians é o time mais vencedor nos últimos dez anos no Brasil

rodrigomattos

20/11/2015 05h00

Ao conquistar o hexacampeonato brasileiro, no jogo diante do Vasco, o Corinthians consolidou-se como time mais vencedor no país dos últimos dez anos. É a constatação ao se levantar o número de títulos relevantes de cada um dos grandes do país neste período.

De início, informo que considero como taças relevantes o Brasileiro, a Copa do Brasil, a Libertadores, e o Mundial. As outras têm lá a sua importância, mas estão longe desses troféus.

Pois bem, em dez anos, desde 2006, o alvinegro paulista ganhou: dois Nacionais: (2011 e 2015), uma Libertadores (2012), um Mundial (2012) e uma Copa do Brasil (2009). São cinco taças.

Durante este período, Internacional, São Paulo, Fluminense e Flamengo tiveram três troféus dessa importância cada um. Os outros grandes obtiveram dois (Atlético-MG, Santos e Cruzeiro) ou um (Palmeiras e Vasco). O Botafogo e o Grêmio, nenhum.

Não é apenas esse o sinal de domínio corintiano. O time paulista ganhou um quarto dos títulos brasileiros nos últimos 20 anos, 1998, 1999, 2005, 2011 e 2015.

Há poucos times com supremacia similar:  o Flamengo na década de 80, com quatro taças em uma década – o clube rubro-negro também conseguiu cinco em 20 anos. E, antes disso, foi o Internacional que conquistou três brasileiros nos anos 70. Na década passa, o São Paulo repetiu o feito.

É ainda o terceiro brasileiro ganho pelos corintianos na era dos pontos corridos, igualando São Paulo e Cruzeiro. Em relação ao total de títulos nacionais, os corintianos se equipararam aos rivais são-paulinos e aos rubro-negros no topo dos que mais conquistaram a competição, seis vezes cada um.

Parênteses: neste blog, não se reconhece como Brasileiros os campeonatos Roberto Gomes Pedrosa e a Taça Brasil, da década de 60. São competições muito importantes, vencidas por atletas brilhantes como Tostão e Pelé, mas não eram Brasileiros.  Não dá para levar a sério a desmoralizada canetada de Ricardo Teixeira que tentou mudar a história por política.

Dito isso, está claro pelos números que o Corinthians tornou-se o time de maior domínio no cenário nacional na época recente, consideremos os 10 ou 20 anos. Ainda que isso se dê em um país fragmentado onde as conquistas -ainda bem!- são mais bem divididas.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.