Topo

Rodrigo Mattos

Del Nero recebeu propina por Libertadores, Copa do Brasil e Copa América

rodrigomattos

03/12/2015 17h26

O documento do Departamento de Justiça dos EUA tornou público o indiciamento de mais 16 dirigentes ligados à Fifa, incluindo o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, e o ex-presidente Ricardo Teixeira. O atual dirigente da confederação recebeu propinas de empresas de marketing por facilitar contratos de marketing e televisão da Libertadores, Copa do Brasil e da Copa América, segundo o documento.

Há uma descrição sobre os pagamentos de subornos feitos pela T & T relacionados a contratos da Libertadores. No texto, está dito: "Em vários tempos, os acusados Marco Polo Del Nero, José Maria Marin, José Luis Meiszner (ex-secretário da Conmebol) e Ricardo Teixeira também solicitaram e receberam propinas e subornos de Alejandro Buraco (dirigente da T & T) e do conspirador 12 em troca de seu apoio a T & T como detentora dos direitos da Libertadores, entre outros torneios."

Não é especificado quanto dinheiro foi ganho por eles. Mas, em relação ao caso da Copa do Brasil, é descrito que levavam R$ 2 milhões anuais para serem divididos entre Teixeira, Del Nero e Marin. Quem pagou foi a Traffic e a Klefer (que não é nomeada no relatório) a partir de 2011 com a renovação do contrato a partir de 2015.

Assim como Marin, Del Nero e Teixeira também aparecem como beneficiários dos esquemas de subornos relacionados à Copa América. A Datisa – empresa que tinha a Traffic, a T & T e a Full Play como sócias – pagou a 14 dirigentes uma quantia que era de US$ 20 milhões por edição a partir de 2015.  Na lista dos oficiais que receberam as propinas, estão Del Nero e Teixeira, em meio a quase todos os outros membros da cúpula da Conmebol.

A CBF ainda não se pronunciou sobre o caso quando procurada pelo blog. Del Nero tem o seu pedido de prisão feito pela polícia americana, mas não há acordo de extradição para o Brasil.

Leia mais:

Estados Unidos indiciam Del Nero e Ricardo Teixeira 

Presidentes da Conmebol e Concacaf são presos na Suíça por corrupção 

Fifa abre processo contra Del Nero, e dirigente pode deixar a CBF 

Apontada como laranja, ex-Del Nero curte EUA e se põe à disposição da CPI

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.