Topo

Rodrigo Mattos

STJD tem explosão de casos de indisciplina contra juízes em 2015

rodrigomattos

13/12/2015 06h00

Em seu balanço de final de ano, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva constatou que o maior número de processos julgados foi relacionado a casos de reclamações contra juízes em 2015. Foram 393 ações pelo artigo 258 que inclui indisciplina contra árbitros, e abandonos de campo.

"Acho que decorrente da orientação da comissão de arbitragem de serem mais rigorosos com as reclamações", afirmou o presidente do STJD, Caio Rocha.

A comissão de arbitragem, de fato, deu uma orientação para que os árbitros não tolerassem mais afrontas dos jogadores. Juízes que não seguiram essa diretriz foram punidos com a geladeira. A medida teve como objetivo acabar com rodinhas em volta dos árbitros e evitar que fossem afrontadas.

Os casos de denúncia por indisciplina representaram um terço do total dos julgamentos. Em uma comparação, infrações cometidas por torcidas significaram 75 denúncias, três a menos do que no ano anterior.

Caio Rocha citou como caso emblemático a punição ao atacante Emerson Sheik, do Flamengo. Ele levou três jogos de suspensão após chamar o juiz Wilton Pereira Sampaio de "uma merda" no intervalo de Flamengo e Vasco.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.