Topo

Rodrigo Mattos

Com grupo, Santos acerta com Esporte Interativo por Nacional. Falta assinar

rodrigomattos

02/02/2016 13h59

Um grupo de cinco clubes, incluindo o Santos, praticamente fechou para ceder os seus direitos de TV Fechada do Brasileiro para o Esporte Interativo a partir de 2019. Falta assinar o contrato e obter mais três times para fechar o pacote. Além do time santista, o Atlético-PR confirmou ter aceito a proposta do canal da Turner. Coritiba, Internacional e Bahia também estão neste grupo.

O Esporte Interativo vem negociando com os times que não tinham contrato com a Globo para obter os direitos de TV Fechada. Acena com uma proposta de nove vezes a oferta feita pelo Sportv – R$ 550 milhões contra R$ 60 milhões. Esse valor será proporcional ao número de clubes acertados. Uma reunião na segunda-feira selou um acordo de parte dos clubes com o EI.

"Está 90% acertado. Acertamos todos os detalhes e há um acordo em relação às condições", afirmou o vice-presidente do Santos, César Conforti. "Só não posso dizer que está fechado porque ainda falta assinar. Até lá, temos que esperar."

Mesmo tom foi adotado pelo presidente do Atlético-PR, Luiz Salim Emed. "Os jurídicos fizeram ajustes e houve aceitação da proposta pelos clubes. O Esporte Interativo agora vai levar o contrato para ser aprovado na sua sede. Depende só dessa aprovação. As condições estão acordadas", contou o dirigente.

O Esporte Interativo precisa de mais três clubes para ter o pacote que gostaria do Brasileiro da Série A: oito times e um máximo de 76 jogos. O Grêmio, que estava no grupo de negociação, ainda analisa a proposta da Globo e do canal da Turner. Já o Fluminense informou não ter acordo com nenhum canal até agora, mas se acertou com a Globo.

"Sabemos que o Esporte Interativo vai procurar clubes do Nordeste como o Santa Cruz para completar os oitos. Esse era o acordo." O canal ainda tem esperanças de atrair clubes como Flamengo e São Paulo, embora estejam mais próximos da Globo.

O blog não conseguiu confirmar com Inter, Bahia e Coritiba se de fato aceitaram a proposta do canal da Turner, como informaram Santos e Atlético-PR. O Esporte Interativo não fala sobre as negociações no momento. Mesmo assinando com o canal, os cinco clubes ainda podem fechar com a Globo para TV Aberta e pay-per-view.

"Não impede nada. Esses direitos ainda ficarão em aberto", contou Conforti. "Agora, a Globo sempre tratou o Santos com inferioridade. Nossos torcedores cobravam uma atitude. Então, pensamos no que era a melhor proposta para o clube."

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.