Topo

Rodrigo Mattos

Neymar aceitou contrato 'padrão Barça' para evitar ciumeira no vestiário

rodrigomattos

12/04/2016 06h00

O vazamento do contrato de Neymar pelo site "Footballleaks" revelou cláusulas de produtividade para atingir o maior valor de R$ 190 milhões. Esse mecanismo é padrão em acordos de todos os atletas barcelonistas, segundo apurou o blog. O jogador brasileiro teve de aceitar essas imposições para que não houvesse ciúmes no vestiário do time espanhol.

Pelo contrato, Neymar tem direito a 5 milhões de euros fixos. Mas há prêmios por atuar mais de 60% dos jogos, por classificação à Liga dos Campeões, por títulos da Copa do Rey, Espanhol e pela principal competição europeia, e ser melhor do mundo. No total, o valor pode atingir cerca de 10 milhões de euros. Há um mínimo garantido de 45,9 milhões por cinco temporadas, valor próximo ao revelado pelo diretor do Barcelona, Raul Sanllehí, em 2014.

É um padrão no Barcelona que todos os jogadores tenham que aceitar as cláusulas de produtividade. O clube tem às vezes dificuldade na disputa por contratações porque outros times oferecem o valor integral. Mas não poderia deixar Neymar fora da regra ou causaria problemas no resto do time.

Fontes tanto do lado do clube como do atleta dizem que houve uma preocupação em não causar ciumeira com sua contratação. Afinal, era um jogador que chegava à Europa como incógnita apesar do alto valor investido na contratação. Por isso, era importante manter seu salário abaixo de estrelas como Iniesta, mais experiente no clube.

Outro objetivo das cláusulas por produtividade é garantir lealdade dos jogadores ao Barcelona. Assim, todos ganham mais conforme ficam mais no clube e este é mais vencedor.

A negociação do contrato de Neymar não foi fácil, segundo envolvidos. Havia sete ou oito advogados nas conversas, além de auditores barcelonistas. Os valores de cada cláusula foram acertados proporcionalmente ao salário, como ocorreu com outros atletas. Douglas, por exemplo, só recebe o salário porque quase não joga.

Outras cláusulas como exigências de comportamento – evitar esportes de risco, e manter a condição física – também são padrão para atletas do Barcelona. Há a intenção de preservar jogadores, especialmente aqueles em que há alto investimento como Neymar. A obrigação de aprender catalão é uma forma de integrar os jogadores ao clube.

Por fim, na negociação de renovação, Neymar terá uma prerrogativa de negociar um valor maior visto já ter superar a desconfiança por três boas temporadas. Sua cláusula de 190 milhões de euros deve ser aumentada proporcionalmente ao salário. Afinal, gira em torno de quatro vezes o valor todo do contrato.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.