Topo

Rodrigo Mattos

Primeira Liga quer ter 16 times em 2017 e estuda critérios para adesão

rodrigomattos

22/04/2016 13h04

A Primeira Liga pretende aumentar o número de participantes, de 12 para 16, na temporada de 2017. Para isso, espera contar com três datas a mais, o que seria possível com a redução de Estaduais prevista pela CBF.  A ideia seria ter entre sete ou oito datas.

O conselho da Primeira Liga vai discutir o formato do campeonato para 2017 na próxima segunda-feira, em reunião no Rio de Janeiro. Essa assembleia será realizada antes da festa de encerramento da competição de 2016.

Além do formato, haverá um debate sobre quais equipes seriam incorporadas à Primeira Liga. Não há nenhuma restrição de região, segundo dirigentes da entidade. Já houve requisição de adesão no ano passado de clubes como o Goiás.

A Primeira Liga já conta com 15 filiados, sendo que três deles Chapecoense, Joinville e Paraná não participaram do campeonato de 2016. Ou seja, se quisesse expandir o campeonato para 16 times, só seria necessário promover a entrada de mais um clube. Já há equipes de cinco Estados.

Após definirem o formato e possíveis novos clubes, os clubes da Primeira Liga vão a CBF para negociar a inclusão da competição no calendário para 2017. Além das datas, há outra questão a resolver que é se a confederação passará a incorporar a organização do campeonato, o que não é o desejo dos clubes.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.