Topo

Rodrigo Mattos

Procuradoria do STJD denuncia Cuca por usar ponto eletrônico em jogo

rodrigomattos

27/05/2016 17h27

A procuradoria do STJD denunciou o técnico do Palmeiras, Cuca, e seus auxiliares Alberto Valentim e Cuquinha pelo uso de ponto eletrônico na partida contra o Fluminense. Ele estava suspenso por ter sido expulso, e não poderia se comunicar com o banco. Imagens de TV mostraram que ele falou com auxiliares.

O comunicação eletrônica entre os palmeirenses não foi vista pelo árbitro pois não houve relato na súmula. A procuradoria se baseou em imagens da câmera de transmissão que mostram os auxiliares com pontos e o treinador com um rádio no camarote. Foi a Globo, detentora dos direitos, que os filmou.

Cuca falou sobre o caso em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira. Segundo ele, não houve comunicação externa durante a partida. O treinador ironizou e disse que espera pela suspensão.

"Eu não usei comunicação externa. Se alguém me vê falando no rádio, pode me punir. Não sei porque essas coisas estão acontecendo. Não é da regra ter comunicador, a gente entende. As coisas não são permitidas para a arbitragem ter uma visão da TV e voltar um lance, mas é permitido para denunciar um treinador. Tomara que eu pegue seis jogos de suspensão", disse o treinador.

Na denúncia, a procuradoria explica que o uso de de aparelhos eletrônicos é proibida pelo regulamentos da Fifa e da CBF. Por isso, denunciou o técnico por descumprir as regras e ao mesmo tempo ferir o fair play.

Cuca e seus auxiliares foram enquadrados nos artigos 191 (deixar de cumprir regulamento da competição) e 258 (assumir conduta contrária à disciplina e à ética). As penas previstas no primeiro artigo são multa de R$ 100,00 a R$ 100 mil. E as punições do segundo artigo, suspensão de um a seis jogos.

A denúncia já foi encaminhada para a secretaria do STJD, mas ainda não há data para o julgamento.

 

 

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.