Topo

Rodrigo Mattos

Com sete datas previstas, Primeira Liga fala em convidar outro time carioca

rodrigomattos

01/06/2016 17h46

Em sua assembleia realizada no Rio de Janeiro, a Primeira Liga fechou parte de sua proposta para o torneio em 2017: pedirá sete datas à CBF. Assim, poderá incluir 16 clubes. Para completar as quatro novas vagas – em 2016 foram 12 times -, a entidade discute convidar mais um time carioca e outro gaúcho.

Para isso, no entanto, a Primeira Liga negociará primeiro a inclusão do torneio no calendário da CBF, nesta quinta-feira, e terá de conversar com as federações. No caso do Rio, poderia chamar ou Vasco ou Botafogo para participar. A diretoria vascaína é frontalmente contra a liga.

"Com sete datas, teríamos 16 times. Poderia convidar um time do Rio, além dos que participaram este ano", contou o presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno. "Teria que discutir com a Ferj. Mas a ideia é para ter a mesma representatividade, três de Minas, três do Paraná, três de Santa Catarina, e teria três do Rio Grande do Sul e três do Rio."

A proposta ainda não está fechada. O advogado da Primeira Liga, Eduardo Carlezzo, ressaltou que, para isso, teria de haver um convite do clube para entrar na entidade, ou um pedido desse time. Aí, todos os clubes membros analisariam se aceitam incluí-lo. "Pela nossa regra, tem que ser por unanimidade dos 15 membros. Uma bola preta é suficiente para não entrar", contou.

A ideia é que o torneio seja realizado a partir do final de janeiro e durante o mês de fevereiro. A reunião entre o presidente da Primeira Liga, Gilvan Pinho Tavares, e a CBF está marcada para esta quinta-feira. É nesta ocasião que será oficializado o pedido por sete datas. No comitê da confederação, já existe a definição prévia de reduzir os Estaduais de 19 para 16 datas, o que abriria três datas para a Liga.

Mas ainda tem que ser batido um martelo com as federações dos clubes participantes, que podem criar obstáculos. O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, falou em realizar o torneio em caráter amistoso novamente, como neste ano, se não houver aprovação.

"Acho que não prejudica em nada. Não que esteja totalmente resolvido. Não vejo problema em fazer em caráter amistoso. Não tira qualidade da competição", contou. Seu discurso é diferente do feito pela Liga até agora que pregava a inclusão dentro do calendário.

Na reunião da Liga, foi escolhido para novo diretor-executivo da Primeira Liga, José Rodrigo Sabino, que é vice-presidente de marketing do Flamengo. Se ele confirmar que aceita o cargo, deixará o clube para se dedicar só ao torneio.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.