Topo

Rodrigo Mattos

Antes de cair, Gilmar chamou Cafu para fortalecer comissão de Dunga

rodrigomattos

27/06/2016 06h00

Antes de ser demitido pela CBF, o ex-coordenador da seleção Gilmar Rinaldi tentou uma medida para fortalecer a comissão técnica em torno de Dunga: um convite a Cafu para trabalhar com eles. Mas o ex-jogador demorou a responder e ocorreu a saída de ambos da confederação.

A ideia de Gilmar era que Cafu fosse para a CBF para ocupar o seu cargo, isto é, coordenador técnico da seleção. Assim, o próprio Gilmar subiria para ser diretor e ficaria mais isolado da comissão.

"Meu trabalho não tinha nada a ver com a parte técnica, do campo. Por isso, não pode ser avaliado pelo campo. Montei uma grande base de dados de observação de jogador que está lá para ser usada", explicou Rinaldi, que trabalhou seu último dia na confederação na quinta-feira. "O Cafu ocuparia o meu cargo e eu ficaria para cima."

Questionado se o seu trabalho acabou vinculado demais com o do ex-técnico Dunga, Gilmar respondeu: "Concordo. Mas tinha que protege-lo porque éramos um time", contou. Segundo ele, pela sua função, poderia ter a prerrogativa de demitir Dunga, mas entendia que o treinador desenvolvia um bom trabalho. "Até o Rogério (Ceni) observou que nunca tinha visto um trabalho tão bom quanto o da Copa América."

Além de Cafu, Gilmar convidou também o ex-jogador Mauro Silva para integrar permanentemente a comissão técnica da seleção. Mas ele foi outro que demorou a responder porque desenvolvia um trabalho na FPF (Federação Paulista de Futebol).

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.