Topo

Rodrigo Mattos

Em meio à indefinição, Primeira Liga busca know-how da Liga Espanhola

rodrigomattos

28/06/2016 06h00

A Primeira Liga tem buscado um know-how da Liga Espanhola para organização de competições e como enfrentar problemas políticos. Essa tentativa de parceria ocorre em momento em que a liga vive um momento de indefinição em relação ao formato para 2017, e certa turbulência interna.

Membros da Primeira Liga estiveram na Liga Espanhola (conhecido como La Liga) para discutir um acordo  de colaboração. Nele, seriam discutidos itens como intercâmbio de gestão, competição e marketing, além de luta contra racismo.

Mais do que isso, a liga quer entender a experiência dos espanhóis para consolidar a sua liga. Ou seja, descobrir como eles enfrentaram problemas internos e externos até terem estabilidade com o campeonato espanhol.

Justamente agora, a Primeira Liga tem enfrentado problemas internos e externos. A CBF fez uma proposta de datas para a realização do torneio em caráter amistoso em 2016, ao contrário do que estava previsto de ser oficial. Clubes ainda analisam qual a melhor posição para o cronograma de jogos.

Na última reunião para discutir o assunto, nesta semana, houve turbulência e nada de positivo foi obtido. Agora, os clubes membros têm 15 dias para apresentar suas propostas. Ou seja, há demora para a definição de uma posição.

A proposta de parceria com a Liga Espanhola tem ainda o objetivo de aumentar a interação entre clubes de lá e do brasil. Há uma intenção de tentar a realização de um jogo entre o campeão da Primeira Liga e o vencedor da Liga Espanhola. Mas a ideia parece distante ainda agora. Haverá uma reunião em julho para avançar nas negociações.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.