Topo

Rodrigo Mattos

CBF vê como erro do árbitro a expulsão de Lucas Lima

rodrigomattos

09/09/2016 16h12


A comissão de arbitragem da CBF avalia como erro a expulsão do meia do Santos, Lucas Lima, no jogo diante do Internacional. Essa é a realidade nos bastidores da entidade porque, oficialmente, a informação é de que o árbitro Rodrigo Batista Raposo ainda será avaliado.

A primeira ação da CBF, porém, foi tirar Raposo do jogo entre Ponte e América-MG, domingo, em Campinas (SP). Inicialmente, ele seria o quarto árbitro, mas na noite dessa sexta foi substituído por Christiano Gayo Nascimento (DF). A entidade não explicou no site o porquê da alteração.

Antes e depois: Raposo deixa escala de Ponte x América (Reprodução: site da CBF)

Antes e depois: Raposo deixa escala de Ponte x América (Reprodução: site da CBF)

No jogo de quinta-feira (8), pelo Brasileiro, Raposo deu o segundo cartão amarelo e consequentemente o vermelho para Lucas Lima por cera. O lance ocorreu no final do primeiro tempo de jogo. O Inter ganhou a partida e gerou revolta no presidente do Santos, Modesto Roma, que classificou o trio de arbitragem de "vagabundo" em entrevista à ESPN.

Questionada, por meio da assessoria, a comissão de arbitragem da CBF informou que a orientação para árbitros é "acrescentar o tempo necessário ao jogo" quando houver cera. E disse que que não houve nenhuma mudança nesta instrução. Sobre o árbitro, a confederação disse que ele ainda será avaliado pela comissão independente de arbitragem e depois serão tomadas as medidas cabíveis. Enquanto isso, o chefe de arbitragem, Sergio Corrêa, não se pronunciaria sobre o lance.

Na prática, já existe a avaliação de que ele cometeu um equívoco. Primeiro, desrespeitou a orientação da confederação de acrescentar tempo para cera. Segundo, demonstrou falta de critério já que não adotou punição similar em outros casos, seja no jogo, seja no campeonato.

Veja também:
Árbitro que expulsou Lucas Lima tem histórico de cartões por 'cera' no 1º tempo
Presidente do Santos vê má intenção de arbitragem: "Trio de vagabundos"

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.