Primeira Liga prepara licitação para TV no modelo da Liga dos Campeões
A Primeira Liga prepara uma concorrência para direitos de televisão inspirada na Liga dos Campeões. O objetivo é conseguir uma arrecadação bem superior aos R$ 5 milhões de 2016. Para isso, o modelo vem sendo discutido com as redes de televisões interessadas.
A ideia é uma licitação com envelopes fechados como faz a UEFA na Europa. Por lá, por exemplo, o Esporte Interativo surpreendeu e levou os direitos da Liga dos Campeões, batendo a ESPN que detinha a competição.
A diretoria da Primeira Liga já teve conversas com a Globo e com o Esporte Interativo sobre a competição. Mas havia receio das próprias emissoras sobre o formato e tamanho da competição.
Agora, está definido que serão 16 times com sete datas, formato ratificado em reunião, nesta terça-feira, em Brasília. Dois grupos de times jogarão contra rivais do outro grupo, completando quatro partidas na primeira fase. Depois, serão mais três jogos, um de quartas, outro de semi e outro de final.
Já haviam 15 times, os 12 originais e outras três novidades. Agora, mais um time do Sul terá vaga na competição. Outros seis clubes da Série B aderiram à liga, totalizando 21 membros. Com isso, a Primeira Liga já tem maioria entre os 40 clubes das duas séries em possíveis votações na CBF. Claro, há votos qualificados pela posição nos campeonatos.
Além da questão da tv, foi definido que as placas publicitárias serão vendidas pela Primeira Liga, e não mais pelos clubes. A princípio, elas não serão incluídas nos contratos de televisão, sendo negociadas a parte após um contrato de televisão ser fechado.
Há uma cautela na Primeira Liga em divulgar estimativas de ganhos. Até porque, em 2015, membros da entidade falaram em arrecadar R$ 80 milhões com o campeonato de 2016 que gerou apenas R$ 5 milhões. Houve, no entanto, sucesso de público e audiência, o que gera potencial a competição para 2017.
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