Topo

Rodrigo Mattos

Eliminado, São Paulo vive seu maior jejum de títulos em 46 anos

rodrigomattos

23/09/2016 10h44

Ao ser eliminado pelo Juventude, na Copa do Brasil, o São Paulo deu adeus as chances de título na temporada 2016 já que está a 17 pontos do líder do Brasileiro, Palmeiras. Com isso, completará quatro anos sem nenhuma taça relevante. É o maior jejum de conquistas do clube em 46 anos.

O blog fez o levantamento no próprio site do São Paulo que destaca em negrito os título relevantes, sendo o restante apenas competições amistosas ou de menor importância. A última taça são-paulina foi a Copa Sul-Americana, em 2012, na final diante do Tigres, há quatro anos.

Antes disso, o maior jejum são-paulino foi de 1958 a 1970 quando o time passou 12 anos sem ganhar títulos relevantes. Outro período de ausência de triunfos foi de 1932 a 1942, um total de 11 anos, época em que só havia o Paulista de relevante.

A partir de 1971, o São Paulo nunca ficara sem conquistar nada mais de três anos seguidos. Foram quatro períodos de três temporadas sem triunfos, nas décadas de 70, 80, 90 e 2000. Dá para dizer que eram jejuns curtos comparados com os enfrentados por outros times grandes.

Mas, agora, o time do Morumbi só acumula um troféu em oito anos e vai completar sua quarta temporada em branco. Não ganha o Paulista há 11 anos, o Brasileiro há oito anos, e a Libertadores há 11 anos. Isso para uma equipe que é das mais vitoriosas da história do futebol nacional.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.