PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Mattos

Por dívida com Fla, Al Nassr enfrenta ação de exclusão da Liga Asiática

rodrigomattos

09/10/2016 06h00

A Confederação Asiática de Futebol iniciou processo contra os clubes árabes Al Nassr e Al Ittihad por dívidas com o Flamengo e o jogador Diego Souza e pode excluí-los da Liga dos Campeões continental. A ação foi movida a pedido do advogado Marcos Motta, que representa tanto o time brasileiro como o atleta.

Na Asia, já é válido o regulamento de licenciamento de clubes que estabelece regras financeiras e de estrutura a serem cumpridas pelos times – isso ocorrerá na América do Sul em 2018. Calotes em transferências, por exemplo, são motivo para o time ficar sem a licença e portanto não poder disputar competições continentais.

"Fomos notificados na semana passada que iniciaram o processo que tínhamos pedido lá atrás", contou Motta. Ambos os times disputaram a atual Liga dos Campeões da Asia: o Al Nassr foi eliminado nas quartas de final, e o Al Ittihad, na fase de grupos. O segundo time tem mais chance de se classificar para o próximo ano.

O Al Nassr contratou o atacante Hernane no final de 2014 pelo valor de 6 milhões de euros, mas nunca pagou. Só agora, no meio de 2016, o Flamengo ganhou no CAS o direito a receber 3,1 milhões de euros da primeira parcela.

Já o Al Ittihad deixou de pagar parte dos salários do jogador Diego Souza, hoje no Sport. Os débitos com salários também provocam exclusão de clubes pelo sistema de licenciamento. Ainda não há data para julgamento dos dois clubes.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.

Rodrigo Mattos