Topo

Rodrigo Mattos

Com México fora, Conmebol beneficiará países com poucas vagas, não Brasil

rodrigomattos

18/11/2016 05h00

Com os clubes mexicanos fora, a Conmebol já estuda a redistribuição das três vagas na Libertadores e deve priorizar países que não foram atendidos no inchaço da competição em 2016. Assim, a princípio, estão descartados novos postos ao Brasil e à Argentina.

A Liga Mexicana oficializou nesta sexta-feira a saída da Libertadores por conta de problemas de calendário. A Conmebol, no entanto, já dá como certa a informação, mesmo sem ter recebido uma notificação da liga.

Houve negociações para a manutenção dos clubes depois que a reforma do calendário transformou a Libertadores em anual. Até ocorreram adaptações no cronograma dos jogos, e parecia que haveria um acordo. Mas, no final, não se desenrolou o nó. Os clubes mexicanos ficaram frustrados.

A Conmebol também viu prejuízo financeiro com a saída dos times do México já que havia dinheiro de direitos de transmissão e de publicidade do país. A intenção é compensar essa queda de receita com maior arrecadação no Brasil. Mas, no entendimento da confederação, não haverá grande prejuízo técnico.

Com três vagas a mais, a confederação já indicou nos bastidores que não dará mais vagas para o Brasil. Afinal, o país ganhou dois lugares extras na última reforma, e ficou com um total de sete. A própria CBF concorda com essa posição e vai apoiar a confederação sul-americana.

Além do Brasil, a princípio, não deve haver vagas para Chile, Colômbia e Argentina que também foram contemplados com um posto extra cada na última reforma. Assim, os outros seis países do continente devem ser beneficiados.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.