Topo

Rodrigo Mattos

Adiamento do Brasileiro pode atrasar inícios de Paulista e Carioca

rodrigomattos

30/11/2016 14h33

O adiamento da rodada final do Brasileiro pode atrasar os inícios do Paulista e Carioca. A Federação Paulista de Futebol levou à CBF um pleito de retardar em uma semana o Paulista de 2017, e a Federação do Rio de Janeiro analisa se será necessária a mesma alteração  Isso porque, com o final do Nacional apenas no dia 11 de dezembro, os clubes terão de cumprir de dar um mês de férias aos jogadores.

A rodada do final de semana mudou de data em luto por conta do acidente com o avião da Chapecoense. Com isso, os jogadores só poderiam voltar a treinar depois de 11 de janeiro para terem férias de 30 dias. Isso reduziria a pré-temporada a menos de 20 dias.

Com isso, a FPF levou à CBF o pedido de adiar em uma semana seu início A informação foi publicada inicialmente no Globo.com e confirmada pelo blog. A ideia é que  A questão é que não poderia ser alterado o final do campeonato previsto para maio já que o Brasileiro começa em seguida.  Então, teria de ser feito um ajuste com datas entre Copa do Brasil e Libertadores. Não se sabe se isso é possível.

"Isso precisa ser conversado e ajustado com a CBF. Caso a entidade jogue para a frente todo o bloco
do calendário, talvez possa ser feito. Embora essa alteração possa gerar maiores conflitos de datas com a Libertadores da América", explicou o presidente da Ferj, Rubens Lopes, por meio de sua assessoria de imprensa.

Caso não ocorra, a pré-temporada pode ser reduzida em 2017. É o que será conversado entre a FPF e a CBF. No caso das outras federações, o blog apurou que a Federação Mineira de Futebol não tem intenção de modificar o início de seu campeonato, marcado para o dia 29. A Federação Gaúcha pediu mais tempo para analisar a questão.

A CBF ainda não quer tomar nenhuma decisão sobre essas questões de operação de competições enquanto está concentrada na ajuda à Chapecoense no transporte e identificação dos corpos. "É um momento muito emocional", afirmou o secretário-geral da CBF, Walter Feldman.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.