Topo

Rodrigo Mattos

Conmebol discutirá regras mais duras para locais de jogos da Libertadores

rodrigomattos

20/12/2016 12h00

A cúpula da Conmebol discutirá regras mais duras para estádios e cidades que recebam jogos da Libertadores. A CBF já reivindicava exigências mais amplas aos locais das partidas e esse pedido ganhou força após o acidente de avião da Chapecoense. Só que a tendência é que não ocorra nenhuma mudança para 2017: a confederação espera algo para 2018.

O Conselho e o Executivo da Conmebol estarão reunidos na quarta-feira em Assunção, no dia do sorteio da Libertadores. Já houve encontros prévios na quarta-feira. A ideia é discutir diversos temas relacionados à competição para serem incorporados ao regulamento.

A diretoria da CBF já tinha reclamado sobre condições a que os clubes brasileiros são submetidos no exterior. Um dos exemplos dados era o estádio do Cobresal onde o Corinthians jogou na Libertadores-2016. Acanhada, a arena de 12 mil lugares tinha iluminação precária e o acesso era complicado.

A demanda da confederação era que fossem impostas maiores exigências de tamanho e condições para os estádios sediarem jogos. Outra preocupação é o acesso a cidades remotas em que são necessárias muitas conexões ou a aterrisagem em aeroportos pequenos.

Essa preocupação aumentou com o acidente da Chapecoense. Medelín é uma cidade de grande porte e possui aeroporto em boas condições que não parece ter incluído na tragédia – investigação indica que houve negligência da companhia aérea. Mas cartolas brasileiros fazem vários relatos de aeroportos em locais precários na América do Sul.

Apesar de existir a demanda brasileira, e do acidente, não é certo que a Conmebol vai alterar significativamente as regras para locais de jogo. A entidade tem sido tradicionalmente resistente a esse tipo de modernização.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.