Topo

Rodrigo Mattos

Acusado de propina na Arena Corinthians é homem forte na CBF de Del Nero

rodrigomattos

12/04/2017 04h00

Acusado de receber propina em negócio da Arena Corinthians, o deputado Vicente Cândido (PT-SP) é homem forte do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, desde o início de sua gestão. Participou da articulação que o levou ao poder, ganhou um cargo de diretor, remuneração e afastou ameaças ao poder do dirigente. De tão próximo, já foi até seu sócio em escritório de advocacia.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin pediu a abertura de inquérito contra Vicente Cândido por supostamente receber R$ 50 mil  da Odebrecht "que teria interesse no apoio do parlamentar na busca de solução para o financiamento do Estádio do Corinthians". O fato foi revelado pelo "Estado de S. Paulo" e teria ocorrido em 2010.

A informação vem de delações de Alexandrino Alencar, homem da Odebrecht que articulou o estádio corintiano juntamente com Andrés Sanchez, Carlos Armando Paschoal, engenheiro da obra, e Benedicto Barbosa Junior, executivo de alto escalão da construtora.

O financiamento da Arena Corinthians foi feito pelo BNDES por meio de uma intermediação da Caixa Econômica Federal, em contrato com a participação da Odebrecht e do Corinthians. Demorou a sair mais do que todas as outras arenas após uma negociação fracassada com o Banco do Brasil para exercer o papel de intermediadora que só resolveu em 2013. Em 2010, a Arena Corinthians tinha acabado de se tornar estádio da Copa e teria direito ao dinheiro do BNDES:

Pois bem, Vicente Cândido entrou no mundo da cartolagem pelas mãos de Del Nero ainda na FPF (Federação Paulista de Futebol) na década passada. Isso porque os dois eram sócios no escritório de advocacia Marco Polo Del Nero e Vicente Cândido Advocacia, sociedade desfeita só mais recentemente. Ele tinha R$ 1 mil em cotas do escritório do presidente da CBF em 2010.

Quando Ricardo Teixeira estava prestes a renunciar, acossado por denúncias na Fifa e no Brasil, Vicente Cândido esteve junto com Del Nero nas reuniões para articular a substituição do antigo presidente pelo atual no poder. A transição seria feita com José Maria Marin. Antes, Cândido não tinha presença forte na entidade.

Quando Del Nero se tornou presidente, ele ganhou o cargo de diretor de relações de assuntos internacionais na CBF. Como admitiu em 2016, ele tinha remuneração no cargo e considerava legítimo defender a entidade no Congresso. Não por acaso foi um dos principais responsáveis por articular contra investigação da CPI do Futebol sobre a CBF. O relatório do senador Romário não foi aprovado por conta da bancada da bola, com grande participação de Cândido.

Vicente Cândido era visto frequentemente em ambientes ligados ao futebol, seja distribuindo camisas da seleção na Arena do Corinthians, seja no camarote da FPF (Federação Paulista de Futebol) no estádio. Tinha boa relação com o deputado Andrés Sanchez (PT-SP). Assim, atuava como elo entre o parlamentar e Del Nero. É a primeira vez que se encontra relação entre um dirigente da CBF e acusações relacionadas à Arena Corinthians.

A CBF ainda não se pronunciou sobre o envolvimento de seu diretor na Lava-Jato. O próprio Del Nero é acusado de levar propina por contratos da CBF em investigação nos EUA do "caso Fifa".

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.