Blog do Rodrigo Mattos

Na disputa por ponta, Corinthians e Fla têm melhores aproveitamentos no ano

rodrigomattos

Após a 12a rodada do Brasileiro, Corinthians e Flamengo ocupam as duas primeiras posições na tabela, com larga vantagem para o time paulista. Não é à toa. Os dois times têm os melhores aproveitamentos no ano entre os times da Série A considerados todos os campeonatos disputados.

O Corinthians de Fábio Carille é a equipe mais eficiente do Brasil até agora. Obteve 72,6% dos pontos possíveis dentro do Paulista, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileiro.

Seu desempenho no Nacional é bem superior ao do restante do ano, 89%. Isso mostra evolução do time e ao mesmo tempo que é provável uma oscilação corintiana no restante do campeonato.

Já o Flamengo de Zé Ricardo tem um aproveitamento no Brasileiro inferior ao de todo 2017, o que se explica pela mau início no campeonato. O time rubro-negro obteve 71,4% dos pontos no ano, enquanto no Nacional tem 64%.

Na rodada do final de semana, a equipe carioca ultrapassou o Grêmio que ficou na terceira colocada. A formação gaúcha tem aproveitamento de 63,3% nesta temporada, o que se explica pela má campanha no Estadual. O tricolor têm ido bem no Brasileiro, na Copa do Brasil e na Libertadores.

Logo atrás, Santos e Palmeiras apresentam mais irregularidade no ano. Em quinto no Nacional, o time alviverde tem 61,4% dos pontos disputados, levemente superior ao Santos com 61,1% no ano. Ambos foram bem na fase de grupo da Libertadores, e com desempenho médio no Paulista, eliminados antes da final.

Enfim, a vantagem do Corinthians de nove pontos na liderança sobre o vice Flamengo é surpreendente. Mas as posições dos dois times na ponta da tabela refletem o que ocorreu na temporada no primeiro semestre do futebol brasileiro. A se lamentar o fato de o time rubro-negro já ter disputado 42 jogos no ano, e o Corinthians 39. Ou seja, devem ultrapassar 70 partidas na temporada.