Topo

Rodrigo Mattos

Árbitros erram em média mais de um pênalti por rodada no Brasileiro

rodrigomattos

11/07/2017 04h00

Os árbitros erram em média 1,2 marcação de pênalti por rodada do Brasileiro da Série A. É o que mostra um levantamento do blog em cima dos relatórios da CBF sobre as falhas dos juízes. Os equívocos relacionados às penalidades são disparados os mais comuns nas análises da confederação.

Desde o início do Brasileiro-2017, a comissão de arbitragem da CBF decidiu passar a publicar uma avaliação das decisões dos juízes, com as imagens e explicações para acertos e erros. A medida é altamente salutar: aumenta a transparência da competição por prestar contas a torcedores e clubes.

O levantamento mais regular é feito no Nacional da Série A. Há lances da Série B, mas não de todas as rodadas. E, no caso da Série C, há apenas um lance apontado. Portanto, o blog usou o campeonato de elite como parâmetro e considera que, após 11 rodadas, é possível ter um panorama de onde estão os problemas da arbitragem.

Foram encontrados 13 erros relacionados a pênaltis, seja de penalidades ignoradas ou de marcações mal feitas. Ou seja, uma média de 1,2. Ressalte-se que aí estão apenas os lances apontados pela comissão de arbitragem da CBF: há outros passíveis de discussão.

A falha mais comum dos árbitros é ignorar pênaltis: foram 11 vezes que isso ocorreu. Houve casos de empurrões, agarrões e mãos que não foram vistos ou foram mal interpretados pelos juízes. Em duas situações, foram apontados pênaltis inexistentes: ambos na penúltima rodada. Um deles foi a favor do Sport (em mão inexistente do zagueiro do Atlético-PR) e outro a favor do Corinthians (em falta fora da área contra o Botafogo).

No total, foram 22 erros assinalados na avaliação da CBF. Fora os pênaltis, são casos de gol legal invalidado (Corinthians contra o Coritiba), gol irregular (Vasco contra o Botafogo) ou falta de vermelho (vascaíno Jean diante do Bahia). Repita-se: a iniciativa da confederação é positiva. Mas esse excesso de erros em pênaltis certamente causará protestos em fases agudas do Brasileiro como se viu em todas as edições anteriores.

OBS: Após a publicação do post, a CBF liberou sua avaliação da 12a rodada do Brasileiro e constatou um pênalti ignorado para o alviverde em Palmeiras x Cruzeiro. Isso mantém a média de erros em 1,2 por rodada.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.