Blog do Rodrigo Mattos

São Paulo já faz sua pior campanha no Brasileiro de pontos corridos

rodrigomattos

Com a derrota para a Chapecoense, o São Paulo passou a ter sua pior campanha na história do Brasileiro de pontos corridos até este estágio do campeonato. O desempenho do time atual tornou-se inferior ao da equipe de 2013 que também esteve ameaçada de rebaixamento.

Até a 14a rodada, o time são-paulino somou apenas 12 pontos, acumulando nove jogos sem vitória, segunda maior seca como apontou PVC. Nesta rodada do Brasileiro, em 2013, a equipe já tinha 13 pontos. Em ambas as situações, o São Paulo ocupava a 18a posição no Brasileiro.

Os números da equipe em termos de gols feitos e tomados são parecidos. Aquele time de Autuori tinha 14 gols marcados como o atual, mas tinha sofrido um a menos. Juntamente com o time de 2007, que foi campeão, são os piores ataques são-paulinos dos pontos corridos. A formação deste ano é também uma das três defesas menos eficientes do clube no Nacional.

O que serve de consolo para os torcedores tricolores é que, em 2013, o time se recuperou ao trocar de técnico e acabou o campeonato com relativa tranquilidade: ficou em nono lugar. O responsável por remontar a equipe, naquela época, foi Muricy Ramalho. A esperança é que Dorival Junior possa fazer o mesmo com a formação atual.

Essas foram as duas únicas situações em que o São Paulo esteve na zona de rebaixamento frequentemente. Na maior parte das campanhas, o time estava entre os 10 primeiros neste momento do Brasileiro, isto é, na parte nobre da tabela.