Topo

Rodrigo Mattos

Após pagarem multa, advogados de Neymar veem jogador liberado para PSG

rodrigomattos

03/08/2017 12h04

Com a recusa da Liga Espanhola de receber a multa de Neymar, o estafe do jogador registrou o pagamento de € 222 milhões em cartório para liberar o jogador para o Paris Saint-Germain e depois levaram o cheque para o Barcelona. Com isso, eles veem a rescisão de contrato com o time espanhol executada, e o jogador liberado para assinar seu contrato com o time francês.

Nesta manhã de quinta-feira, a "La Liga" recusou o pagamento da multa pelo advogado de Neymar, Marcos Motta, alegando desrespeito aos termos do fair play financeiro (regras que estabelecem controle sobre contas do clube da UEFA). Mas a entidade espanhola não tem a prerrogativa de rechaçar o pagamento previsto em contrato, segundo a legislação de transferência internacional.

"Não tem autoridade para negar se está no contrato. A Liga já aceitou o pagamento de outras multas como de Javi Martinez pelo Bayern", contou o advogado Eduardo Carlezzo, especialista em norma da Fifa. "A transferência tem que ser feita e depois a UEFA pode verificar o fair play."

Com isso, o estafe do jogador registrou em cartório o pagamento da multa, o correspondente no Brasil ao pagamento em juízo. Em seguida, levou o cheque para o Barcelona com presença do notário do cartório.

A partir do pagamento, a transferência de Neymar terá de ser liberada pela federação espanhola de futebol. O Barcelona enviou documento para a UEFA com informações sobre o caso para procedimentos disciplinares, isto é, para eventual investigação em relação ao fair play financeiro.

Retificação: o post inicialmente registrou que o pagamento da multa seria feito em juízo. Na realidade, o pagamento foi registrado em cartório, correspondente ao juízo na Espanha, mas depois o cheque foi levado ao Barcelona.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.