Topo

Rodrigo Mattos

Globo se empolga com estreia e traça estratégia para exibir Neymar no PSG

rodrigomattos

15/08/2017 04h00


A Globo avalia como positiva a exibição de flashes da estreia de Neymar pelo Paris Saint-Germain durante a rodada do Brasileiro. Satisfeita, a emissora já estuda a estratégia para maximizar a presença do jogador em sua tela e aproxima-lo do torcedor. Para isso, não estão descartadas novas aparições na TV aberta.

Todos os direitos do Campeonato Francês no país percentam ao Grupo Globo pelo menos por mais uma temporada. A emissora, portanto, ganhou uma espécie de presente com a transferência de Neymar do Barcelona para o PSG.

Logo na estreia, diante do Guingamp, a emissora não transmitiu o jogo ao vivo, mas passou diversos flashes durante a rodada do Brasileiro, tanto no Vasco x Palmeiras quanto no Atlético-MG x Flamengo. Houve críticas de torcedores.

Mas a emissora avaliou a experiência. O entendimento da Globo é de que foi uma oportunidade de mostrar o melhor do que ocorria nos jogos nos dois países. Assim, na avaliação da empresa, há dinamismo na transmissão.

Há a possibilidade de jogos de Neymar no Francês serem exibidos em TV aberta integralmente, desde que não sejam coincidentes com os do Brasileiro. Como regra, todas as partidas do astro brasileiro vão passar no Sportv. Há estudos para que sejam utilizadas outras plataformas para aproximar o torcedor do jogador.

Entre as televisões, há uma expectativa de que a Liga Francesa promova a venda da temporada seguinte do campeonato em outubro, na feira Sportel, em Mônaco. Neste evento, a maior parte das televisões brasileiras devem estar presentes e poderá discutir o campeonato. Há uma opinião de executivos de que houve um aumento do valor do campeonato para a futura compra pelo Brasil. A liga espanhola, onde jogava Neymar, já era naturalmente valorizada.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.