Topo

Rodrigo Mattos

CBF abre concorrência por 37 jogos da seleção e gera disputa de TVs

rodrigomattos

29/08/2017 04h00

A CBF iniciou no meio de agosto o processo de concorrência para os direitos de jogos da seleção para os próximos quatro anos com consultas às TVs e empresas de mídia. E há interesse de outras emissoras de TV aberta além da Globo, e também das de TV fechada. São 37 partidas dentro do pacote de 2017 a 2022, número que ainda pode aumentar um pouco. A Globo considera prioritário esse pacote para a sua grade.

O processo de concorrência é tocado pela Synergy Football, contratada pela CBF. Em seus quadros está Patrick Murphy, que organizava o mesmo tipo de disputa para a Uefa em relação à Liga dos Campeões. Na sexta-feira, a confederação fará um anúncio com o edital da disputa pelos direitos, ou seja, oficializa o processo.

O conteúdo oferecido é de 37 partidas, sendo nove jogos das eliminatórias da Copa-2022 e 28 amistosos. Há possibilidade desse número subir para 41 até o formato final. Ainda não está definido o formato da classisficação sul-americana para o Mundial com o aumento do número de vagas. Mas o pacote montado pela CBF indica que haverá os mesmos nove jogos em casa para oferecer – no campeonato da Conmebol, o mandante tem os direitos sobre seus jogos.

Para se ter idea do valor, a CBF cobrava da Globo em torno de US$ 2 milhões em média por jogo da seleção em seu contrato antigo. Isso significaria que, mantido o preço, essas partidas valeriam R$ 227 milhões. Mas, com uma inédita concorrência, a tendência é de aumento significativo desse montante ainda mais que a seleção é prioritária para a emissora global.

As consultas da Synergy com empresas tiveram como objetivo estabelecer um empacotamento dos direitos dos jogos da seleção. Foram ouvidas empresas de TV aberta, fechada, operadoras de telefonia, e empresas digitais como o Facebook. É possível que seja feito um fatiamento com direitos separados, ou há a possibilidade de negociar tudo em conjunto para que sejam estabelecidos consórcios para dar os lances.

A Synergy e a CBF estabeleceram que o modelo utilizado será o que puder render mais dinheiro para a entidade. A fórmula final será definida nos próximos dias.

Certo é que houve demonstrações de interesse de outras emissoras de TV aberta além da Globo que, obviamente, é a favorita para ficar com a Aberta. Há também concorrência pelos direitos de TV fechada já que a maioria dos canais a cabo manifestou interesse nos jogos da seleção. Lembre-se que três deles têm multinacionais por trás, Fox Sports, Esporte Interativo e ESPN, e o outro pertence à Globo, Sportv.

A expectativa é de que a concorrência seja concluída até o final de setembro, embora não tenha uma data fechada. Com isso, neste mês, o torcedor brasileiro saberá onde assistir aos jogos do time a partir de 2017 quando haverá mais dois amistosos. A CBF não quis comentar a concorrência.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.