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Rodrigo Mattos

SporTV pôs jogos da seleção que não tinha direito em pacote a anunciantes

rodrigomattos

01/09/2017 04h00

O canal SporTV, do grupo Globo, incluiu em seu pacote publicitário de Copa-2018 amistosos da seleção brasileira sobre os quais não tinha obtido direitos da CBF. A informação consta no documento feito pela emissora para agências para vender cotas de publicidade. Esses jogos são objeto de uma concorrência feita pela confederação que ainda não foi concluída.

O pacote publicitário da SporTV para anunciantes foi feito após a Olimpíada do Rio de Janeiro: o período de abrangência é de março de 2017 a outubro de 2018. A emissora incluiu sete partidas amistosas da seleção como um dos produtos. Mas o contrato da Globo e do canal a cabo com a CBF por amistosos só ia até o fim de 2016.

"A Seleção Brasileira vem mostrando aos torcedores uma versão renovada do seu futebol, e seguirá se preparando para jogar o seu melhor no caminho para a Copa do Mundo FIFA Rússia 2018", afirmou o texto do pacote aos anunciantes.

Esse posição ocorreu porque a Globo entendia até o início de 2017 que renovaria com facilidade com a CBF os direitos de amistosos da seleção. Só que as negociações se complicaram entre as partes. A confederação pediu US$ 2 milhões por dois jogos avulsos em junho e não houve acordo, o que levou a entidade a realizar sua própria transmissão em outra rede e fechar parcerias. Em agosto, a CBF abriu concorrência para 37 jogos entre amistosos e eliminatórias de 2018 a 2022.

Segundo a revista Meio & Mensagem, o SporTV fechou cinco patrocínios no pacote publicitário: Ambev, Caixa, Claro, McDonald's e Renault. Cada cota era vendida no pacote por R$ 108 milhões. O plano do canal a cabo previa ajustes no caso de necessidade de substituição de conteúdo, e é o que foi feito com as empresas.

"O SporTV se reserva o direito de proceder alterações na estrutura do conteúdo patrocinado, e, eventualmente, substituições nos formatos originalmente previstos no plano de inserções. Em nenhum caso haverá prejuízo na entrega comercial para o anunciante."

O blog mandou perguntas para a assessoria do SporTV, que não havia respondido até o fim da tarde de quinta-feira.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.