Blog do Rodrigo Mattos

Procuradoria do STJD analisa confusão em final e deve denunciar Fla

rodrigomattos

A procuradoria do STJD vai analisar as confusões ocorridas na final da Copa do Brasil no Maracanã e deve denunciar o Flamengo. Caso isso se confirme, o clube pode perder mandos de campos. Haverá uma conclusão da análise até a semana que vem.

Durante o jogo, houve invasão do estádio por torcedores sem ingresso e outros rubro-negros saltaram do setor Leste para o Norte. Neste momento, houve confronto com seguranças e com policiais militares, e foi danificada parte da divisória do Maracanã.

O procurador do STJD Felipe Bevilacqua confirmou que o Flamengo pode ser enquadrado nos artigos 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O primeiro artigo é deixar de manter infraestrutura necessária para a segurança, e o segundo deixar de tomar providências neste sentido. A punição pelo primeiro é até interdição do estádio, e do segundo é perda de um a dez de mandos de campo.

Quem está responsável pela análise é o subprocurador Gustavo Silveira. A previsão é de que seja concluída sua verificação de imagens até o meio da próxima semana quando poderá ser feita denúncia.

Houve ainda confusões do lado de fora do Maracanã com brigas envolvendo torcidas organizadas do Fla, e também torcedores do Cruzeiro. Mas esse tipo de incidente não entra na análise da procuradoria do STJD visto que é fora das instalações.