Topo

Rodrigo Mattos

Globo se aproxima do PSG por presença de Neymar

rodrigomattos

17/09/2017 04h00

Executivos da Globo iniciaram uma aproximação com a diretoria do Paris Saint-Germain por conta do interesse em Neymar. A emissora tem os direitos do Campeonato Francês que passou a exibir com frequência após a chegada do jogador ao time parisiense. E há interesse em renovar ao mesmo tempo em que se aumenta os laços com o clube.

No início da semana, o presidente do PSG, Nasser Al-Khelafi, afirmou ao "Daily Telegraph" que tinha falado com o dono da Globo sobre a audiência da apresentação de Neymar. O número de 85 milhões brasileiros assistindo ao evento, citado pelo executivo, soa exagerado e não pôde ser confirmado pelo blog.

De qualquer maneira, executivos da Globo viajaram a Paris para assistir a partidas e há conversas com a diretoria do PSG. A emissora poderia se beneficiar das imagens de Neymar e o clube da penetração no mercado brasileiro.

Não foi possível confirmar com o PSG as intenções de uma relação. Mas o clube já tem presença no Brasil com escolinhas de futebol no Rio de Janeiro e em São Paulo, por meio de franquias. O próprio Al-Khelafi citou o interesse brasileiro ao falar sobre o potencial de aumento de receitas do clube, necessário para o PSG se enquadrar nas regras de Fair Play Financeiro da UEFA.

O contrato da Globo pelo Francês vai até o meio de 2018, isto é, dura esta temporada. A negociação é com a Ligue 1, e não com o PSG. Provavelmente, haverá uma concorrência que deve ocorrer neste final do ano: há uma expectativa de que seja lançado após outubro. Outras emissoras de TV Fechada entendem que o campeonato se valorizou bastante com a presença de Neymar.

Ficou claro a atratividade quando a Globo exibiu imagens do jogo em flashes até em TV Aberta para mostrar Neymar ao público brasileiro. O resultado foi considerado satisfatório. Isso pode se repetir neste domingo em que o PSG atua contra o Lyon justamente no horário da rodada do Brasileiro.

 

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.