Topo

Rodrigo Mattos

Jogos do Corinthians têm nove erros de árbitros que vídeo corrigiria

rodrigomattos

06/11/2017 04h00

O erro da arbitragem no gol impedido de Romero foi o nono em jogos do Corinthians no Brasileiro que poderia ser corrigido por árbitros de vídeo. São equívocos contra e a favor do time alvinegro, todos apontados pela CBF em seu site (o contra o Palmeiras ainda não entrou na avaliação). O blog fez um levantamento e constatou que são lances que estariam no escopo do juiz por monitor.

Primeiro, ressalte-se que o objetivo deste post não é mostrar que um time é favorecido sobre o outro. O que  indica é que há um excesso de erros crassos na arbitragem em jogos decisivos. No total, foram 44 partidas afetadas por equívocos reconhecidos pela CBF em seu site, de um total de 320. Não significa que estejam todos ali porque a entidade ignora alguns deles.

Desses apontados, a confederação reconheceu oito jogos do Corinthians com erros de juízes até a 30a rodada, o mesmo número de Cruzeiro e Palmeiras – são os times com maior número de falhas. No caso palmeirense, uma partida teve dois equívocos, então, foram nove no total. Some-se a esse o equívoco do clássico.

Pois bem, todos os erros em jogos corintianos poderiam ser corrigidos pelo árbitro de vídeo se a CBF tivesse investido no sistema para esta temporada. A entidade se recusou a botar o dinheiro necessário no final de 2016. Em setembro, após vários erros, decidiu se mexer, mas ainda não conseguiu botar o sistema de monitoramento em prática. Só deve acontecer em 2018. Outros campeonatos como o Italiano e Alemão já usam o vídeo.

No histórico, houve dois pênaltis contra o Corinthians (Cruzeiro – 7a rodada e Chapecoense -1a rodada) que não foram marcados. Foi um puxão de camisa e mão claros, não interpretativos, que seriam assinalados no vídeo. Em seguida, na 8a rodada, o Corinthians teve um gol mal anulado de Jô por impedimento inexistente diante do Coritiba. Seria corrigido e o time venceria.

Na 11a rodada, houve um pênalti a favor do Corinthians diante do Botafogo, marcado em falta fora da área sobre Arana. Seguindo, na 17a rodada, o time alvinegro teve um gol a seu favor mal anulado de Jô contra o Flamengo, em impedimento de 3 metros. De novo, com vídeo, seria validado.

Mais à frente, na 24a rodada, houve o gol de Jô de mão contra o Vasco, também outro lance claro para o árbitro de vídeo que o anularia. E, dois jogos depois, Balbuena teve gol mal anulado diante do Cruzeiro, por impedimento inexistente. Por fim, o Coritiba teve um gol mal anulado por impedimento, contra os corintianos, na 27a rodada.

Até que se chegue no gol de Romero impedido contra o Palmeiras. Assim, são nove equívocos, todos corrigíveis, sendo seis a favor e três contra.

Em relação a outros clubes, há erros interpretativos e outros claros que o vídeo consertaria a decisão do árbitro. O importante aqui é mostra que o vídeo reduziria significativamente o número de falhas dos juízes, independentemente do time. Afinal, o líder do Brasileiro sofreu ou foi favorecido por erros claros de árbitros em quase 30% dos seus jogos. Não dá para ver como normal um campeonato com tanta interferência de juiz.

PS O erro do trio de arbitragem não invalida o fato de que o Corinthians jogou melhor do que o Palmeiras, e mereceu ganhar. Seu primeiro tempo lhe permitia até fazer mais gols, embora tenha sido dominado no segundo tempo.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.