Topo

Rodrigo Mattos

Corinthians ganha 30% dos Brasileiros em 20 anos em domínio inédito

rodrigomattos

15/11/2017 22h46

Ao conquistar seu sétimo título, o Corinthians estabeleceu um domínio inédito na história do Brasileiro nos últimos vinte anos: ganhou seis títulos. Triunfou portanto em 30% das edições do Nacional neste período o que nunca tinha ocorrido anteriormente em um período tão longo.

Ressalte-se que aqui está se considerando o Brasileiro a partir de 1971 quando de fato era um campeonato com este nome. Essa competição é caracterizada pelo equilíbrio em que mesmo grandes times têm épocas de glórias seguidas de grande jejum. Após o Nacional de 2015, o blog já mostrava que o Corinthians era a equipe mais vitoriosa na última década no Brasil.

Para se ter ideia, só dois times além do alvinegro estabeleceram um número de títulos considerável em período curto. O Flamengo ganhou o Brasileiro cinco vezes de 1980 a 1992, isto é, em 13 anos. Já o São Paulo obteve cinco conquistas em 23 anos, de 1986 a 2008, garantindo um inédito tricampeonato.

O Corinthians esteve sem Nacional por 20 anos até ganhar sua primeira edição em 1990. Mas foi, a partir de de 1998, que o time passou a ter regularidade na conquista de títulos. Primeiro, foi o esquadrão formado com investimento da Hicks & Muse, de grande qualidade técnica, que levou o clube ao bicampeonato.

Em seguida, de novo, um período de fartura levou à conquista liderada por Carlos Tévez em 2005. Na atual década, o Corinthians levou três títulos em 2011, 2015 e 2017.

No Brasileiro deste ano, o time liderou desde o início abrindo larga vantagem no primeiro turno. Caiu de rendimento e chegou a ser ameaçado no segundo turno, mas voltou a vencer para encerrar o campeonato a três rodadas do final com o triunfo diante do Fluminense. Chegou ao título, portanto, porque foi superior aos outros no campo.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.