Blog do Rodrigo Mattos

Regras indicam que árbitro errou ao não revisar pênalti do Grêmio

rodrigomattos

Os protocolos da Conmebol e da CBF indicam que houve um erro do árbitro Julio Bascuña e seus auxiliares na utilização do árbitro de vídeo nos lances da final da Libertadores entre Grêmio e Lanús. O equívoco no procedimento é confirmada por uma fonte que trabalha com o VAR na confederação brasileira.

Gremistas ficaram revoltados com a não marcação de um pênalti sobre Jael no final do jogo. Bascuña encerrou o jogo sem acessar o vídeo para revisar o lance e constatar se houve falta.

Pelo protocolo do VAR da Conmebol e da CBF, ambos baseados no da Fifa, devem ser revisados todos os lances que representem potencial pênalti pelo assistente no sistema. Isso pode ser feito também pelo árbitro de campo. ''Não existe pressa para para agilizar uma revisão'', afirma o documento da Conmebol.

Uma fonte envolvida com procedimentos de VAR explica que o árbitro poderia atrasar o fim do jogo para fazer a revisão. Mais: mesmo que ele tivesse encerrado a partida, poderia revisar o lance e assinalar o pênalti. Só não se pode fazer revisão caso o jogo seja reiniciado e tenha outras jogadas e a volta se torne impossível.

Além disso, a instrução é que esse tipo de lance seja visto por todas as câmeras. E o VAR conta com exatamente as mesmas imagens da transmissora do jogo, isto é, da Globo, Fox ou Sportv. O comentarista da TV Globo Renato Marsigla relatou que um representante da MediaPro entrou na cabine para questionar sobre as imagens que comprovariam o pênalti. Ora, ele tinha as mesmas imagens. O protocolo da CBF recomenda que o árbitro de vídeo indique ao que está em campo o melhor ângulo.

O especialista em VAR ouvido pelo blog relata que o lance era pênalti claro e portanto se enquadrava no caso de revisão. Afirma que a entrada de Geromel que gerou um amarelo era outro caso que deveria ser visto novamente, embora não necessariamente fosse revisado para se transformar em vermelho. Fato é que há indicações de que houve erros de procedimento na análise.