Topo

Rodrigo Mattos

Com contrato suspenso, Fla renegociará com Guerrero após definição de pena

rodrigomattos

18/01/2018 11h43

O Flamengo está há um mês e alguns dias sem pagar salários a Guerrero já que seu contrato foi suspenso após anúncio de punição da Fifa por doping. A intenção do clube é esperar uma definição de sua punição ou o fim dela, seja em maio ou em data anterior, para negociar sua situação até o final da temporada, possivelmente estendendo o contrato.

A suspensão do acordo de trabalho de Guerrero foi feita em 8 de dezembro após o anúncio da Fifa de uma punição de um ano para o jogador. Anteriormente, a sanção era provisória e não permitia a suspensão. A medida vale até o fim da pena e foi aceita pelo jogador. Com isso, o clube pode economizar até R$ 3,6 milhões se a sanção se mantiver em seis meses.

Pela Lei Pelé, em seu artigo 28o, parágrafo 7o, o contrato do jogador pode ser suspenso se ele estiver impedido de jogar por motivos de sua responsabilidade, em um período de mais de 90 dias. Foi o caso de Guerrero punido por ter sido encontrado em sua urina um metabólico da cocaína, que é considerado doping, em jogo da seleção peruana.

Teoricamente, o Flamengo poderia estender seu contrato pelo período de sua suspensão se houver uma cláusula neste sentido. Mas a intenção do clube é aguardar a definição da punição e sentar na mesa para conversar com Guerrero e seus representantes sobre seu contrato. Provavelmente, será proposto que ele fique pelo menos até o final da temporada, com possibilidade de prazo mais longo.

Guerrero está suspenso até início de maio, mas seus advogados recorreram ao CAS (tribunal esportivo) para tentar diminuir a punição de seis meses. A intenção é marcar o julgamento para fevereiro. Aí, com uma sentença definitiva, o Flamengo poderá definir a situação do jogador. Oficialmente, o clube rubro-negro não comentar o caso.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.