Topo

Rodrigo Mattos

Modernizada, Liga Italiana é oferecida em concorrência às TVs do Brasil

rodrigomattos

04/02/2018 04h00

A agência de marketing IMG iniciou um processo de concorrência para a venda da Liga Italiana para Tvs do Brasil. Foram chamadas as principais emissoras brasileiras para um encontro no final de janeiro para apresentar o pacote da competição a partir do próximo campeonato, isto é, no meio do ano. Atualmente, a Fox Sport detêm os direitos de transmissão no país.

A IMG, que é responsável também pela concorrência da Libertadores, comprou em 2017 os direitos da Liga Italiana para o exterior por € 371 milhões (R$ 1,5 bilhão) por quatro anos. A partir daí, houve uma remodelagem na cara da competição para ser vendida no exterior.

Haverá um impacto na tela com a IMG assumindo a produção das imagens. Melhora portanto a entrega de conteúdo com gráficos, entrevistas e pacotes de melhores momentos.

DO ponto de vista da competição, as Tvs brasileiras entendem que há vantagens como o pequeno número de rodadas no meio de semana e os horários que ajudam as grades do final de semana. Assim, emissoras como ESPN, Fox Sports, Esporte Interativo e Sportv vão analisar os pacotes.

É um exemplo para o Campeonato Brasileiro que a CBF tenta vender no exterior já que os italianos dobraram o valor obtido com direitos de televisão em outros países. O Nacional pouco arrecada fora do Brasil. Era vendido pela Globo que nunca conseguiu valores significativos pelo produto, também por problemas de grade e horário. Agora, a CBF vai dar a agências.

No caso do Italiano, a concorrência acontecerá em meio a outros disputas de televisões importantes. A Conmebol, justamente por meio da IMG, tem intenção de botar a concorrência da Libertadores na praça neste mês, ou no máximo até o final do semestre. Há ainda previsão de disputa pela Sul-Americana em seguida, e posteriormente pela Liga dos Campeões.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.