Topo

Rodrigo Mattos

Vasco admite empréstimo de agente Carlos Leite por 'dinheiro rápido'

rodrigomattos

06/02/2018 10h00

Com Pedro Ivo de Almeida

O Vasco levantou recursos com o empresário Carlos Leite para quitar suas dívidas iniciais que tem com jogadores do clube. A informação, que tinha sido publicada inicialmente pelo "Extra", foi confirmada pelo presidente vascaíno, Alexandre Campello. Segundo ele, o motivo foi ter dinheiro rápido, e não haverá contrapartida.

O Vasco tem um compromisso de quitar os salários atrasados nesta primeira quinzena de fevereiro. Havia uma data marcada para o dia 5 que não foi cumprida, mas a diretoria diz que será pago até o final da semana. Campello confirmou recursos de Leite, sem informar o valor. O montante supera R$ 10 milhões, de acordo com apuração.

"Vai ter transparência. Não acho que é interessante divulgar agora. Mas vai aparecer no balanço", disse ele, após ser perguntado sobre os valores. "Não tem contrapartida. É importante para ele que o Vasco vá bem porque tem muitos jogadores no clube."

Ao explicar porque pediu os valores a um empresário, Campello alegou dificuldades para obter o dinheiro no mercado. "O empréstimo foi com condições abaixo do mercado. Precisávamos de dinheiro rápido. Para obter um empréstimo em banco, íamos precisar dar garantias."

O blog confirmou que o agente emprestou o dinheiro, mas que espera que seja devolvido o valor antes de viabilizar novos aportes. Anteriormente, Leite já emprestara para o Vasco R$ 20 milhões na gestão do ex-presidente Eurico Miranda. Esses valores foram pagos com a venda de atletas como o volante Douglas.

Em 2017, o agente também pagou salários para o zagueiro Anderson Martins, que estava sem receber e tinha ido para o clube por influência dele. Além dele, o Vasco encaminhou a rescisão de Luis Fabiano, acertando o pagamento da dívida de forma parcelada.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.