Conmebol repete a Champions em plano para patrocinadores da Libertadores
Ao mesmo tempo que vende direitos de TV em licitação, a Conmebol traça um plano similar ao da Liga dos Campeões para aumentar os recursos e visibilidade com os patrocinadores da Libertadores. Entre as novidades oferecidas, estão inserções das suas marcas nas transmissões das competições, a final única e o uso de campanhas das empresas para promoção dos eventos.
Depois dos direitos de televisão, a renda com patrocinadores é a segunda mais importante dos campeonatos de futebol, seja a Copa do Mundo, seja a Liga dos Campeões. Na Libertadores, essa exploração, no entanto, limitava-se a espaços em placas, em propagandas, em eventos e nomes.
A ideia da diretoria da Conmebol é expandir a associação da competições com seus patrocinadores, oferecendo novas propriedades. Assim, poderão pedir aumentos nos contratos atuais com os parceiros e atrair novos patrocínios. Entre os parceiros principais, atualmente estão a Amstel, Santander, Bridgestone e Toyota. Além de quatro parceiros pontuais, Gatorade, Nike, DHL e Tag Heuer.
Na licitação de concorrência de televisões, a Conmebol incluiu como condição para as TVs a inserção de 60 segundos das marcas de seus parceiros. Isso será válido a partir de 2019. Houve bastante resistência das emissoras porque essa exibição de marcas é usada justamente para aumentar os ganhos das redes com o futebol.
A confederação sul-americana poderá usar, então, essa nova propriedade na renovação dos contratos, mostrando aos parceiros que terão espaço nas TVs sem pagar um extra. Isso já ocorre na Liga dos Campeões.
Outro ponto foi a realização da final única. Houve pressão de pelo menos um dos patrocinadores pela aprovação da realização do jogo único. Isso porque uma partida assim permitirá uma série de eventos de ativações para os parceiros da Libertadores, o que aumenta sua visibilidade.
Além disso, a Conmebol conta com o know-how da Amstel para expansão da marca da própria Libertadores. A marca de cerveja é do mesmo grupo da Heineken que tem propagandas criativas para a Liga dos Campeões, o que lhe gerou associação automática com a competição. Ao mesmo tempo, as propagandas ajudam a promover o torneio.
A Amstel já botou o logo da Libertadores em suas latinhas. E tem trabalhado junto com o marketing da Conmebol para novas iniciativas. A empresa está empolgada com a realização da final única.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.