Topo

Rodrigo Mattos

Fifa deve aprovar árbitro de vídeo na Copa e definir novo Mundial de Clubes

rodrigomattos

16/03/2018 04h00

A reunião do Conselho da Fifa deve aprovar o árbitro de vídeo para a Copa do Mundo da Rússia-2018 e definir o novo formato do Mundial de Clubes. Além disso, haverá a discussão sobre a criação da Copa das Nações com seleções de todo o mundo, em substituição a amistosos. O encontro será em Bogotá nesta sexta-feira.

A International Football Association Board (IAFB) aprovou em março a utilização do árbitro de vídeo no futebol, cabendo ao Conselho referendar se será usado na Copa-2018. Entre os membros do organismo, é dado como certo que o mecanismo será aprovado para o Mundial. A Uefa tem se manifestado contrária à tecnologia, mas é minoritária entre as confederações.

A Fifa já testou o árbitro de vídeo no Mundial de Clubes e na Copa das Confederações. Nessas competições, consolidou os procedimentos para chegar com a tecnologia pronta para a Copa.

Outro tópico é relacionado ao formato do Mundial de Clubes que será modificado porque é considerado pouco atrativo e deficitário. A última edição com a atual fórmula será em 2018 nos Emirados Árabes Unidos. Na agenda da reunião, está descrito que será discutida "a estratégia para competições de clubes (para aprovação)".

A proposta do presidente da Fifa, Gianni Infantino, é realizar um Mundial a cada quatro anos com 24 clubes do mundo inteiro. A primeira edição só deverá ocorrer no período similar ao da extinta Copa das Confederações, isto é, um ano antes da Copa do Mundo. No formado idealizado, mais da metade dos clubes seria da Europa e da América do Sul. A fórmula, no entanto, não é unanimidade e tem resistência de alguns clubes europeus. Por isso, sua aprovação não é certa, segundo membros do Conselho da Fifa.

Um terceiro ponto é a discussão da criação da Copa das Nações. Pelo modelo proposto, os amistosos disputados atualmente seriam substituídos por jogos entre seleções a serem jogados em datas Fifa. O formato seria de campeonato, com grupos. Se houver um avanço e aprovação nas discussões, poderia ser disputado o torneio ainda em 2019.

A fórmula é inspirada no inventada pela Uefa para uma Copa das Nações Europeias, que já começa a ser disputado neste ano. Para atrair apoios no Conselho da Fifa, o presidente Infantino acena com verbas para todas as seleções participantes, o que incluiria o planeta inteiro.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.