Topo

Rodrigo Mattos

FPF fará concorrência para árbitro de vídeo e discutirá custo com clubes

rodrigomattos

11/04/2018 15h38

Pressionada pelo Palmeiras, a FPF (Federação Paulista de Futebol) pretende fazer uma concorrência para um árbitro de vídeo e depois levará os custos para discutir com os clubes que decidirão pela implementação da ideia no Paulista. A ideia é realizar uma reunião com todos os times bem antes do arbitral para ter tempo para eventual treinamento dos juízes.

Após a final do Paulista, a diretoria do Palmeiras protestou de forma veemente contra a FPF por conta do recuo da marcação de um pênalti para o time no jogo contra o Corinthians. No dia seguinte, o clube alviverde soltou nota cobrando árbitro de vídeo no Paulista ou seguirá rompido com a entidade.

Em nota, a federação prometeu que submeterá aos clubes a decisão sobre o uso do árbitro de vídeo para o Paulista-2019. A ideia é abrir uma concorrência e juntar pelo menos três empresas com orçamentos para implantar o mecanismo. Pelas regras internas da FPF, esse é o mínimo de concorrentes para uma contratação.

Com os valores da mão, a federação vai marcar uma reunião para apresentar os custos para os clubes. Nesse encontro, será votado se haverá a implantação do mecanismo e quem pagará por isso.

Em relação ao Brasileiro-2018, a CBF levantou os custos do árbitro de vídeo e informou aos clubes que eles teriam de pagar. Não houve concorrência aberta no caso da confederação. O preço foi bem superior ao estimado pela Fifa, por federações estaduais e até em relação à produção de televisões. No arbitral da Série A, os clubes reprovaram o árbitro de vídeo que não será usado neste ano.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.